A Associação a Meninos e Meninas Assistidos (AMMA), de Vacaria, achou uma nova utilidade sustentável para lonas e banners publicitários. A entidade, que assiste mais de 800 crianças e adolescentes com todos os seus projetos, vem utilizando de lonas publicitárias para revestimento térmico para as casas das famílias beneficiárias.
O projeto de Tênis, Lapidando Cidadãos, é um dos programas da entidade que mais movimenta esse tipo de material com patrocinadores. Atualmente, são mais de 500 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto em Vacaria e Caxias do Sul, por meio do Florescer.
A ação surgiu por uma contrapartida de um dos patrocinadores do Lapidando Cidadãos. Na ocasião, foi solicitado que o material fosse utilizado em uma ação socioambiental, o que resultou em um projeto sustentável de revestimento de lares.
— Percebemos que, às vezes, o que é inútil, do ponto de vista individual, pode ter valor em outro lugar, quando pensamos na coletividade — explicou Micaeli Algayer, coordenadora da AMMA.
Então, antes que o material virasse simplesmente lixo inutilizável, Silvia Rodrigues, assessora de comunicação da entidade e do projeto de tênis, junto com a coordenadoria da AMMA, viabilizaram a ação para que as lonas pudessem cumprir uma nova função. Além disso, a situação de uma família beneficiária mudou o rumo das lonas. Em 2020, a família de Jonas Lima sofreu consequências sérias por conta de um vendaval na região e solicitou à entidade algumas madeiras para forrar a casa.
Melhor do que só as madeiras, a casa de 40 metros quadrados ganhou revestimento do material composto por duas camadas de PVC e uma camada de fibra, o que garante resistência e isolamento térmico. Era então, uma nova iniciativa sustentável para mais de 200 metros quadrados de lona.
Jonas Lima, pai de Christopher, Luis Henrique, Camille e Pedro, não esconde a felicidade da viabilização do projeto feito pela AMMA:
— Nunca imaginei que estas lonas estariam aqui me garantindo conforto e aquecimento. Antes da doação do material, a gente sofria com o frio contínuo que entrava entre as frestas. Não aguentava ficar no quarto por muito tempo, dormir era o maior sacrifício. Gratidão por essa ação — conta Lima.
O projeto visa evitar o acúmulo destes materiais, valorizando a reutilização. Com a implantação deste projeto, o objetivo é adotar práticas sustentáveis, criando uma comunidade consciente da importância do processo de reciclagem das lonas.
— Para a gente, foi uma satisfação muito grande ver que uma ideia simples resultou em maior conforto e acolhimento para essa família. Ver que o material que ia para o lixo foi tão bem reutilizado e se tornou uma ação tão legal, é gratificante. A expansão desse projeto é sim um objetivo nosso — finalizou Silvia.
A AMMA é uma tradicional entidade, que há mais de 51 anos atua no município de Vacaria. Desde 2012, integrou-se em parceria ao Programa Florescer, de Caxias do Sul, e atende mais de 800 beneficiários da associação.