Reportagem da Folha de São Paulo, publicada no começo da tarde desta sexta-feira (2), traz a informação de que pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas após a data do vencimento em 1.532 municípios do país até 19 de junho.
Na Serra, isso teria ocorrido, segundo a Folha, com 74 doses, distribuídas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado e Farroupilha. Todas seriam do mesmo lote 4120z005, informado pela reportagem como sendo o que teve a maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade no país. A data referenciada pelo jornal paulista era 14 de abril. Caxias, Bento e Gramado negam e Farroupilha diz que "ainda não foi notificada pelos órgãos competentes".
Em Caxias do Sul, o levantamento aponta que teria ocorrido aplicações de doses vencidas no Hospital Pompéia (43), na Secretaria Municipal da Saúde (6), na Unidade Básica de Saúde Cristo Operário (1) e no Fátima Remoções (1). Por meio de uma nota, divlgada no final da tarde de sexta-feira (02), após fazer uma varredura em seus registros, justificou: "A pesquisa realizada pela SMS confirmou que nenhuma pessoa recebeu vacina com a data de validade vencida, conforme dados até o dia 23 de junho".
Mais adiante, no mesmo texto, a SMS explica que "todas as doses aplicadas são registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI – site https://si-pni.saude.gov.br/), que é o banco de dados oficial do Ministério da Saúde, local de onde o município extrai o banco de dados dos seus vacinados". A secretaria argumenta que é "realizado um controle rigoroso dos imunizantes recebidos e que as vacinas são aplicadas tão logo são entregues ao Município e conferidas".
A prefeitura de Bento Gonçalves disse que, a partir da notícia, a Coordenadoria de Imunizações revisou as vacinações feitas a partir deste lote e elas ocorreram antes do vencimento. Ainda que todos os prazos de validade são acompanhados e a vacinação é feita conforme orientação do Ministério da Saúde.
Gramado disse que a última aplicação desse lote ocorreu no dia 18 de fevereiro deste ano. Portanto, dentro do prazo de validade. Que essas informações constam no sistema da Vigilância em Saúde do Estado e no Data SUS, sistema do Ministério da Saúde. Três ampolas foram abertas em 27 de janeiro, quatro em 3 de fevereiro, duas em 4 de fevereiro e a última em 18 de fevereiro, conforme o município da Região das Hortênsias.
A prefeitura de Farroupilha diz, em nota, divulgada no início da noite de sexta-feira (2), que está "tomando todas as medidas necessárias para identificar a origem das notícias que estão sendo veiculadas, ao mesmo tempo em que está verificando se, de fato, houve o ocorrido".
Esclarecimento da Secretaria Estadual da Saúde
Por meio de nota à imprensa, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) disse que está "realizando a conferência em relação aos imunizantes que possam ter sidos administrados fora do prazo de validade", assim como aguarda manifestação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A SES esclarece ainda, que caso sejam identificados doses aplicadas com qualquer insegurança em relação a sua eficácia — quer seja pelo prazo de validade ou pela conservação —, há planos de contingência e segurança previstos. Em relação ao prazo de validade dos lotes, diz a nota, o tempo foi estabelecido em um momento em que não existia conhecimento científico para prazos mais longos e essas informações estão sendo constantemente atualizadas, a exemplo do que aconteceu com a vacina da Janssen.
Segundo relatos da Organização Mundial da Saúde, o risco se dá em relação à diminuição do efeito protetor da vacina e não ao risco de evento adverso pelo prazo de validade, conclui o texto.
Confira as notas das prefeituras na íntegra:
Caxias do Sul
"A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul esclarece que o município não aplicou vacinas contra a covid-19 vencidas. Reportagem veiculada pelo jornal Folha de São Paulo diz que 1.532 municípios brasileiros teriam aplicado doses de AstraZeneca com a validade expirada, mas a informação não confere.
Todas as doses aplicadas são registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI – site https://si-pni.saude.gov.br/), que é o banco de dados oficial do Ministério da Saúde, local de onde o município extrai o banco de dados dos seus vacinados. A SMS realizou pesquisa no SI-PNI em relação aos dois lotes mencionados na reportagem e que, segundo o texto, teriam sido aplicados com atraso até o dia 19 de junho: 4120Z005 (validade 14/04/21) e CTMAV520 (validade 31/05/2021). A pesquisa realizada pela SMS confirmou que nenhuma pessoa recebeu vacina com a data de validade vencida, conforme dados até o dia 23 de junho.
A secretaria reforça que é realizado um controle rigoroso dos imunizantes recebidos e que as vacinas são aplicadas tão logo são entregues ao Município e conferidas. O registro de cada aplicação consta na carteirinha de vacinação da população e é realizado com agilidade e responsabilidade, cuidados também tomados em relação ao prazo de validade, armazenamento e aplicação das doses, com o objetivo de assegurar a segurança e a eficácia da vacina."
Bento Gonçalves
"Após a publicação de matérias sobre a utilização de vacinas vencidas da AstraZeneca contra a covid-19 em diversas cidades do país, a Secretaria da Saúde esclarece e tranquiliza a população que no município nenhum lote fora da validade foi aplicado. Sendo realizados todos dentro do prazo estabelecido. A equipe da coordenadoria de imunização acompanha todos os prazos de validade das vacinas covid-19, e realiza rigorosamente aplicação das doses conforme orientação do Ministério da Saúde."
Gramado
"A Prefeitura de Gramado, por meio do Departamento de Comunicação e Imprensa, vem a público esclarecer as informações publicadas nesta sexta-feira (02) no Jornal Folha de São Paulo e replicadas em alguns veículos de imprensa da região. Na reportagem intitulada “Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid; veja se você é um deles”, o jornal errou ao afirmar que o município de Gramado teria supostamente aplicado duas doses vencidas da vacina AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O lote mencionado 4120Z005 com vencimento em 14 de abril teve sua última aplicação realizada em 18 de fevereiro no Centro Municipal de Saúde. Outra informação importante é que o imunizante em questão contêm 10 doses em cada ampola, o que torna impossível ter sido administrada apenas duas doses no mês de abril. Com isso, a Prefeitura de Gramado e a Secretaria Municipal da Saúde tranquilizam a população e reafirmam o compromisso com a verdade e a saúde pública dos gramadenses."
Farroupilha
"A Prefeitura de Farroupilha ainda não foi notificada oficialmente pelos órgãos competentes sobre o suposto caso de aplicação de uma dose vencida da vacina AstraZeneca. Por ora, o município está tomando todas as medidas necessárias para identificar a origem das notícias que estão sendo veiculadas, ao mesmo tempo em que está verificando se, de fato, houve o ocorrido."