A procura pela aplicação da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca gera filas na manhã deste sábado (17), em Caxias do Sul. Estão sendo vacinadas as pessoas que receberam a primeira dose do imunizante até o dia 8 de maio. Por volta das 9h, cerca de 90 pessoas aguardavam o acesso à Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, na Rua Pinheiro Machado, 1.258. A fila subia a Pinheiro e contornava a esquina com a Rua Do Guia Lopes, até a metade da quadra, antes da Avenida Júlio de Castilhos.
Advogada e professora, Lilian Mugica Pires, 53, era a última posicionada na fila, às 9h10min. Ela receberia a segunda dose em 30 de julho, mas foi beneficiada com a antecipação entre a primeira e a segunda aplicações anunciada pelo governo do Estado. Com lã e agulhas de tricô, Lilian aproveitava o tempo de espera para tricotar polainas.
— Achava que ia encontrar uma fila um pouco menor, mas vou esperar até a minha vez porque é imprescindível fazer (a imunização).
A advogada não apresentou os efeitos colaterais comuns em relatos por quem recebeu a primeira aplicação do imunizante — como dores no corpo, de cabeça, febre e inchaço no local da injeção — e entende que, se houver agora com a segunda aplicação, "faz parte do processo de imunização".
— A própria vacina da gripe também dá efeitos, dependendo do organismo. O importante é que essa vacina é resultado de uma luta. Viva o SUS (Sistema Único de Saúde)! — disse.
Já o casal Daniela Lunardi Camargo Barazzetti, 44, e Adilso Barazzetti, 44, estava nas primeiras colocações da fila.
— Chegamos às 7h15min e vale a pena esperar. Estou bem ansiosa. Quando chegamos, já tinha 12 pessoas na nossa frente — conta Daniela.
Os dois fizeram a primeira dose em 8 de maio e a programação inicial era de que eles recebessem a segunda em 31 de julho. O casal relatou não ter tido sintomas.
— Espero que agora também não tenha! — citou ele.
No drive-thru dos Pavilhões da Festa da Uva, os primeiros veículos chegaram por volta das 6h30min, conforme a Fiscalização de Trânsito. A vacinação se iniciou às 8h30min. Desde o início da chegada do público-alvo, até por volta das 10h, 350 veículos passaram pelo estacionamento do parque. Por conta do amplo espaço interno, a intensa circulação não interfere no trânsito.
Em um dos veículos que aguardavam na fila nos Pavilhões, estava uma família com quatro pessoas para receber a segunda dose da AstraZeneca. Os passageiros esperaram por 1h30min na fila. Silveira, 48, conduziu a esposa, Vera Lúcia Silveira, 61, a cunhada, Terezinha de Jesus Vieira Duarte, 63, e o primo delas, Vanderlei Gomes, 60.
— Graças a Deus chegou o dia. É uma honra porque do jeito que estamos, feliz de quem está conseguindo — disse Silveira, explicando que já se imunizou com uma dose da vacina Janssen.
Vera, Terezinha e Vanderlei tinham a data deste sábado já pré-estipulada para receber a segunda dose na carteirinha de vacinação.
Cerca de 500 pessoas são esperadas na UBS Cristo Redentor
Com cerca de 50 pessoas na fila por volta das 11h, a Unidade Básica de Saúde Cristo Redentor já havia vacinado em torno de 200 usuários até este horário. Segundo o gerente em saúde, Geder Evando Weber, a formação de filas é desnecessária já que os postos recebem doses suficientes para o público-alvo anunciado. De acordo com o gerente, são esperadas cerca de 500 pessoas até às 16h.
— O movimento é contínuo e o tempo de espera gira em torno de 15 minutos. Reforçamos, ainda, que estamos com dificuldade para dar conta de atender aos inúmeros telefonemas, mas tudo que é necessário saber é divulgado nas redes sociais da secretaria da saúde — explicou.
Relatos encaminhados à reportagem são de que UBSs como Tijuca e Século XX registraram baixa movimentação na manhã deste sábado.
A aplicação da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca ocorre até o meio-dia nas UBSs de Fazenda Souza, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca, Criúva, Santa Lúcia do Piaí. Nas demais unidades de saúde e nas unidades básicas vacinadoras, exceto o postinho do São Vicente, a imunização será realizada até às 16h. A vacina também está sendo aplicada nos Pavilhões da Festa da Uva, no formato drive-thru, até às 15h. Neste sábado, não ocorre drive-thru na Maesa. Para se vacinar, é obrigatório apresentar a carteira de vacinação, um documento oficial com foto, CPF e, se possível, o Cartão SUS.
Vale lembrar que, neste sábado, não são aplicadas primeiras doses em Caxias do Sul. O processo retorna somente na segunda e terça-feira, dias 19 e 20, para pessoas com 37 anos ou mais. As lactantes com 18 anos ou mais, e que amamentam bebês de até 11 meses e 29 dias, também podem procurar as unidades para fazer a vacina a partir da próxima semana.