Na próxima segunda-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data, além de celebrar quem se disponibiliza a ajudar ao próximo, serve também para ressaltar a importância da doação. Em Caxias do Sul, com estoques de sangue em níveis críticos, o Hemocentro Regional (Hemocs), chama a atenção para a importância do ato de doar. Conforme dados do Hemocs, em 2020, 1,94% da população da cidade doou sangue, e esse foi o maior percentual dos últimos três anos. No entanto, para manter os estoques, seriam necessárias pelo menos 1,2 mil doações — a média atual é de 900 doadores por mês.
— A doação de sangue é um pacto coletivo de solidariedade que salva vidas. O doador não sofre riscos, mas pode mudar a vida daqueles que recebem — destaca o assistente social do Hemocs, Rafael Moreira.
O Hemocentro de Caxias do Sul atende mais de 1,3 milhão de habitantes em 49 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul. Neste ano, houve baixa na média de doações e, nos últimos três meses, os estoques chegaram a níveis críticos. Moreira acredita que o número de doadores possa melhorar com o avanço da vacinação contra a covid-19.
Devido à pandemia, o Hemocs adotou, inclusive, protocolos mais rigorosos em relação à higiene, além de atender apenas quatro pessoas a cada meia hora, criando um ambiente mais seguro para os doadores.
Uma doação ajuda quatro pessoas
As doações são distribuídas entre diversos casos de pacientes que necessitam de transfusão de sangue, como vítimas de acidentes que sofreram muita perda sanguínea; casos de doenças, como câncer ou leucemia; ou cirurgias de grande porte, como a cardíaca. Cada doação, que tem entre 425 e 475 ml, pode ser destinada a até quatro adultos (número que pode aumentar se destinado a crianças).
O Hemocs atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está com os estoques sanguíneos dos tipos O+, O-, e A+ em estado crítico. O endereço para atendimento é na Rua Ernesto Alves, 2.260 (ao lado da UPA Central). As doações devem ser preferencialmente agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do WhatsApp (54) 98418-8487.
Os horários de atendimento são segunda e quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia; terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio-dia; e aos sábados, das 8h até 12h.
Perfil de doadores
- Cerca de 70% das doações de sangue são realizadas por homens
- 60% são da faixa etária entre 29 e 60 anos
- 25% entre 18 e 29 anos
- 10% entre 60 e 69 anos
- 5% entre 16 e 17 anos.
Percentual de doadores
- Em 2018, apenas 1,7% da população de Caxias do Sul doou sangue
- 1,84% doou em 2019
- Em 2020, o percentual de doações foi 1,94%
Requisitos para ser um doador:
- Ter entre 18 e 69 anos (pode doar a partir dos 16 desde seja autorizado pelos responsáveis);
- Ter peso mínimo de 50kg;
- Não estar em jejum;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Mulheres podem doar a cada três meses;
- Homens podem doar a cada dois meses;
O que impede a doação:
- Tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing há menos de um ano;
- Piercing em área genital ou oral;
- Resfriado ou gripe (aguarde 15 dias após o término dos sintomas);
- Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de seis meses;
- Estar com alergia em crise (asma, rinite ou urticaria);
- Estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem o uso de preservativo com múltiplos parceiros;
- Consumo de bebida alcoólica há menos de 12hrs;
- Fumantes, não podem consumir cigarro 1 hora antes da doação.