Três moradores da Clínica Longevo, de Veranópolis, morreram após testarem positivo para covid-19 entre os dias 13 e 21 deste mês. Os idosos, segundo informações da direção da casa, eram uma mulher e dois homens de 86, 89 e 96 anos. A casa particular é uma das duas existentes na cidade. A outra, o Lar São Francisco, que conta com apoio da prefeitura, encaminhou uma mulher de 63 anos para internação hospitalar com covid-19 na sexta-feira (18). A diretora da instituição também esteve afastada nesta semana por conta do vírus.
Segundo o responsável técnico da Longevo, Elisandro Greff, as mortes aconteceram no Hospital São Peregrino Lazziozi. O idoso de 89 anos havia sido internado no sábado (19) e o de 96 anos na semana passada. Os dois testaram positivo para o coronavírus no último dia 7. A idosa de 86 anos faleceu no dia 13. Todos os moradores do lar têm esquema vacinal completo pela CoronaVac/Butantan desde fevereiro. Nesta quinta-feira (24), quatro pacientes da clínica Longevo estão positivos para o coronavírus e, por isso, em alas isoladas. As mortes estão inclusas no boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Veranópolis, que contabiliza 52 óbitos na cidade até esta quinta-feira (24).
Por meio de nota, a secretária de saúde de Veranópolis, Vanessa Bordignon, afirmou, nesta quinta-feira, que foram realizadas visitas técnicas à clínica Longevo e que há monitoramento e acompanhamento dos casos. Conforme o texto, a prefeitura "oficializou e seguiu atualizando de forma transparente aos órgãos competentes a real situação do residencial". A secretária relata, ainda, que tomou todas as medidas cabíveis e desejou "sinceros pêsames as famílias pela irreparável perda de seus entes queridos". A direção da clínica garante que cumpre todos os protocolos sanitários exigidos.