O mutirão para tentar reduzir a fila de pessoas sem vacina concluída registra grande movimentação na manhã deste sábado (19), em Caxias do Sul. No drive-thru da Rua Plácido de Castro, na antiga Maesa, automóveis e pessoas a pé formaram uma grande fila. Além disso, mais uma vez, a Feira do Agricultor que ocorre na Rua Dom José Barrea, paralela a Rua Plácido de Castro, fez com que a movimentação fosse ainda mais acentuada na região.
No local, até às 14h, está sendo aplicada a segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford em quem foi imunizado pela primeira vez no dia 27 de março. Por volta das 9h, os carros que aguardavam pela imunização passavam pela Rua Pedro Tomasi e chegavam até a Rua Tronca. Havia congestionamento no local e a Fiscalização de Trânsito fazia a orientação dos motoristas. Já quem esperava na fila a pé precisou lançar mão de casacos e guarda-chuva para enfrentar o chuvisco, o vento e o frio.
Acompanhada da filha, Maria Goulart Carminatti, 68 anos, estava ansiosa aguardando sua vez para receber a segunda dose da vacina AstraZeneca, exatamente no dia marcado na carteirinha que recebeu ao fazer a primeira dose.
— É uma bênção de Deus. Temos que agradecer a quem estudou para fazer essa vacina. Me sinto mais segura agora, mas continuarei sem aglomerar e usando máscara — disse.
Sobre muitas pessoas não buscarem a segunda dose — são cerca de duas mil pessoas em Caxias do Sul —, ela opina:
— Acho o fim da picada. Temos que fazer todas as doses de qualquer vacina.
A vacinação para a segunda dose do imunizante AstraZeneca/Oxford também ocorre neste sábado nos Pavilhões da Festa da Uva. No entanto, não há registro de congestionamento no local, já que os veículos ficam na parte do estacionamento do parque.
Aplicação da segunda dose de CoronaVac
O sábado também é dedicado à aplicação da segunda dose de CoronaVac em Caxias do Sul. Quem tem data agendada ou está com a imunização em atraso deve procurar uma das quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBV) — Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.