Teve início na manhã desta terça-feira (15) o lote 3 de implantação da Radial Sudoeste, em Caxias do Sul. A via será uma alternativa de acesso ao Centro a partir dos bairros da Zona Sul. A obra, que teve ordem de início assinada na semana passada, será executada pela Codeca, que começou o trabalho com as medições que antecedem a movimentação das máquinas.
A etapa consiste na pavimentação de cerca de 1,2 quilômetro da Rua João da Costa, no bairro São Caetano. O custo previsto é de R$ 3,4 milhões e também contempla melhorias na rede de drenagem.
— A obra é para habilitar mesmo como uma radial. Hoje ela parece mais uma via local — explicou, em maio, Sandro Royes Bittencourt, engenheiro da Secretaria do Planejamento (Seplan), pasta que desenvolveu o projeto.
A Radial Sudoeste terá ao todo 2,5 quilômetros e vai ligar a estrada de São Marcos da Linha Feijó à Avenida Rio Branco, permitindo aos motoristas um novo caminho para chegar ao centro de Caxias do Sul. O projeto é dividido em quatro etapas, das quais duas já foram executadas desde 2015. O primeiro a ser entregue foi o lote 4, que consiste no entroncamento da Avenida Rio Branco com as Ruas Gerolimo Furlan, Angelo Peraboni e Giácomo Varaschin, onde a radial vai desembocar. O trecho custou cerca de R$ 711 mil.
No fim de 2016 teve início o lote 2, a construção de um viaduto de 286 metros ligando as ruas João da Costa e Sepé Tiaraju. A estrutura é necessária devido a um desnível no terreno e teve custo de cerca de R$ 3 milhões.
Após a conclusão do lote 3, em cerca de oito meses, faltará apenas a execução do lote 1, o mais caro e complexo. A dificuldade se deve principalmente à necessidade de abertura de quatro novas vias para interligar ruas já existentes. Essas intervenções permitirão deixar o traçado da radial mais retilíneo, sem que motorista faça muitas conversões. Para isso, contudo, é necessário realizar cerca de 20 desapropriações, que terão custo aproximado de R$ 5 milhões. O processo já está em fase avançada e as desapropriações serão realizadas por meio da Justiça. A expectativa, contudo, é de que as obras desta etapa tenham início somente em 2022. Ao todo, a execução do lote um está orçada em R$ 7 milhões.
A maior parte das obras será paga com um empréstimo de R$ 11,1 milhões obtidos pelo município por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Qualificação de Vias. Os cerca de R$ 3 milhões restantes, contudo, ainda precisam ser captados pelo município.
— Quem vier da Benjamim Custódio de Oliveira vai poder acessar a região do bairro São Caetano pela Radial, sem precisar passar pela Perimetral Sul ou pela Avenida Bom Pastor, que hoje são vias com fluxo intenso — afirmou o prefeito Adiló Didomenico.
O projeto
A Radial Sudoeste terá cerca de 2,5 quilômetros e servirá de alternativa a motoristas da Zona Sul de Caxias que se dirigem ao centro. Atualmente, a principal opção é a Avenida Bom Pastor e a Travessa São Marcos, além da Perimetral Sul. O novo traçado vai cruzar os bairros São Caetano, Kayser, Esplanada e desembocar na Avenida Rio Branco, no bairro Rio Branco. O início será na Estrada de São Marcos da Linha Feijó.
Lotes
A obra é dividida em quatro lotes, dos quais dois já estão concluídos:
- Lote 1: consiste na interligação de cinco ruas já existentes por meio da abertura de quatro novas vias. A etapa depende da desapropriação de 20 imóveis, cujo trâmite está em andamento. O lote está orçado em R$ 7 milhões.
- Lote 2: construção de viaduto ligando as ruas João da Costa e Sepé Tiaraju. Estrutura teve custo de R$ 3 milhões e está concluída.
- Lote 3: pavimentação e melhorias na Rua João da Costa. Começou a ser executada pela Codeca ao custo de R$ 3,4 milhões.
- Lote 4: entroncamento da Rua Gerolimo Furlan (trecho final da radial) com a Avenida Rio Branco. Foi a primeira etapa executada e teve custo de R$ 711 mil.
Ruas a serem abertas (lote 1)
- A Rua Sepé Tiaraju será interligada à Rua Ladi Santarém.
- Nova via unirá a Rua Ladi Santarém à Rua Luiz Parenza.
- A Rua Luiz Parenza será interligada à Rua Fioravante Madalosso.
- Rua Fioravante Madalosso será unida à Rua Gerolimo Furlan, o último trecho da radial.