Neste sábado (3), Maria Thereza Iró Leonardelli Soledade completa 100 anos. E ela vai festejar em casa, com os filhos, netos, bisnetos e sobrinhos. Os adultos que estarão presentes já foram vacinados contra a covid-19 e este será um aniversário marcante, pois será também o primeiro encontro de família depois do início da pandemia. O mais interessante é que a organizadora da comemoração é a própria aniversariante.
Quando foi questionada sobre o segredo para ter uma vida longeva, Maria afirma que é preciso vivê-la com coerência, otimismo, enfrentando situações difíceis sem stress e com naturalidade.
Ela nasceu em Caxias do Sul e há 40 anos mora em Porto Alegre, onde vivem dois dos seus três filhos. Durante sua infância convivia com os irmãos e primos. Na juventude, gostava de frequentar bailes nos clubes juventude e juvenil. O seu passatempo é jogar carta com a família e amigos. Quando ainda morava em Caxias, gostava de levar os filhos passear durante a tarde na então praça Rui Barbosa e ali encontrava as amigas também. No chá da tarde, Maria gostava de receber as amigas. Ela sempre foi dona de casa e acompanhava o marido que era inspetor do Banco do Brasil.
Segundo a filha Maria Christina Soledade, depois de ficar viúva, sua mãe continuou morando em Caxias para dar assistência aos pais; ela nasceu no bairro Centro e por ali que permaneceu enquanto estava na cidade. Após a morte dos pais, mudou-se para Porto Alegre com o objetivo de ficar mais perto da irmã Julieta e dos filhos. A filha ainda destaca que hoje Maria Thereza desfruta de uma vida plena, feliz e com muita lucidez. Até os seus 90 anos ela morava sozinha e hoje tem uma cuidadora.
História
Seus avós vieram do norte da Itália, hoje Áustria e Trento, nos anos de 1800. Seus avós maternos, Thereza e Vicente Argenta tiveram quatro filhos que se estabeleceram em Caxias do Sul, Maria,Gizelda,Eleonora que é sua mãe e Hugo Argenta, que veio a ser acionista e Diretor -presidente da Metalúrgica Abramo Eberle. Seus avós paternos tiveram cinco filhos, Ambrósio,João,Maria,Básilica e Carlos Leonardelli, seu pai,que foi um dos sócios proprietários e fundador da Cervejaria Pérola.
Maria Thereza casou-se com Helio Soledade, eles tiveram três filhos: Cid Daniel L.Soledade, 76, Ney L. Soledade, 70 e Maria Christina S. Signori, 65. e. São quatro netos: Guilherme Marcon Soledade, Renata Soledade Signori, João Pedro Soledade Signori e Roberta Soledade Signori. E cinco bisnetos: Laís Rech Soledade, Benício Rech Soledade, Leonardo Signori Gigante, Ricardo Signori Gigante e Matheus Signori Sanson.