O início da imunização contra a covid-19 em pessoas com mais de 50 anos foi às 8h desta sexta-feira (18) em Caxias. A vacina está sendo aplicada em todas as UBSs e UVSs com exceção da São Vicente - os drive-thrus que aconteceriam nesta sexta foram suspensos.
O horário de aplicação é até as 16h, mas algumas UBS vão atender até as 20h (Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário).
Na fila por volta das 8h30min na UBS Cruzeiro, o soldador Valdecir Gomes dos Santos, 50 anos, aguardava sua vez junto com mais 21 pessoas. Ele passou por um caso de coronavírus na família recentemente.
— Eu não via a hora de chegar esse momento. Tenho muito medo e, por isso, evito sair ao máximo. Entendo que não dependemos só do governo, nós temos que nos ajudar. Meu filho passou por isso há uns 40 dias, mas graças a Deus só foi uma febre — diz Gomes, que aguardou por uma hora e meia na fila até ser imunizado.
Na casa de Santos moram quatro pessoas: a esposa Isabel Suzin e a filha Gabriela Suzin dos Santos, 26, não contraíram o vírus. Já o filho, Vinícius, 27, precisou ficar isolado no quarto:
— Minha filha é técnica de enfermagem e trabalha dentro de UTI Covid. Tínhamos medo também por isso!
De cadeira e cobertor
O representante comercial Fernando Casagrande, 52, estava munido contra o frio por volta das 8h15min aguardando a sua vez de ser imunizado contra a covid-19. Na fila na UBS Cruzeiro, ele esperava ser chamado enrolado em um cobertor e sentado em uma cadeira de praia.
— A vida nos ensina que tem que andar meio armado (risos). Estou muito feliz que o povo está sendo vacinado, vamos conseguir exterminar esse coronavíus — disse.
Na UBS Desvio Rizzo, cerca de 80 pessoas procuraram a unidade para imunização da covid-19 até as 9h30min desta sexta-feira, segundo a gerente Viviane Oliveira Siqueira. A aplicação ocorre ao lado do posto, na sede da subprefeitura.
— É para adequarmos o espaço. A unidade não comporta as filas e achamos melhor separar a vacinação da covid-19 da influenza — explica.
A atendente de comércio Caroline Braun de Matos, 21, aproveitou para se imunizar logo cedinho. Ela pertence aos grupos de comorbidades por ter lúpus e, por isso, toma medicação de uso contínuo.
— Como fiquei gripada, esperei alguns dias para procurar a vacinação. Com lúpus, acredito que meus sintomas poderiam ser mais graves — disse.
Com 50 anos, Nadir Lobler estava feliz em finalmente receber a imunização. Ela sofre com pressão alta:
— Estava aguardando ansiosa que chegasse a minha vez.
No sábado (19) será dia de segunda dose da Astrazeneca para quem fez a primeira até 27 de março. A vacina estará disponível em dois pontos de drive-thru: nos pavilhões da Festa da Uva e na Rua Plácido de Castro (Maesa), das 8h30min às 14h. No sábado não haverá aplicação de primeira dose.