Desde as 8h deste sábado (1º), o Programa Troca Solidária percorre 12 pontos de Caxias de Sul possibilitando que a comunidade troque resíduos recicláveis por alimentos. Após ficar suspensa por falta de licitações na troca de gestão municipal, a ação foi retomada no último sábado (24), devendo se manter, agora, semanalmente. A cada quatro quilos de resíduos entregues, os moradores podem retirar um quilo de frutas e verduras adquiridas pelo poder público de agricultores locais.
Somente na manhã deste sábado, 4,4 toneladas de resíduos foram coletadas em seis bairros da cidade (Rota Nova, Serrano, Beltrão de Queiroz, Vale da Esperança, Canyon e Fátima Baixo) e, com isso, entregue 1,1 tonelada de alimento. A atividade segue durante a tarde com pontos nos bairros Aeroporto, São Caetano e São Gabriel, das 16h às 17h.
Com auxílio de um carrinho de mão, a moradora do Canyon, Gilvane de Souza Urbano, 42, anos deixou 28kg de resíduos ao caminhão da Codeca, pouco antes das 11h, quando a ação ocorria no bairro. As embalagens que ela guardou ao longo do tempo em que o programa esteve suspenso serão entregues para cooperativas de reciclagem. Em troca, ela foi embora com uma sacola com 7kg de frutas e verduras frescas.
— Eu estava guardando todas embalagens na esperança de que o programa voltasse porque assim a gente consegue ajudar as famílias das reciclagens e é um benefício pra gente porque não precisamos gastar na feira — relata a moradora, que está desempregada, mas que está vendendo pão no semáforo.
Um televisor estragado, resíduos de plástico e também de papel foram levados de carro até o mesmo ponto de coleta pela auxiliar de produção Daniela Martins, 39. A moradora do bairro conta que também costuma estocar o material a ser destinado para o programa.
— Eu costumava vir sempre e quando parou continuei guardando. Quando a televisão estragou, já pensei: "vou guardar pra levar quando tiver a coleta". Muito melhor do que fazer feira, porque está muito caro — conta Daniela, que atingiu os 28kg de resíduos revertidos em 7kg de alimentos.
A ação do Canyon ocorreu das 10h às 11h. Durante este período, 23 pessoas estiveram no local, deixando cerca de 800kg de resíduos trocados por cerca de 200kg de alimentos.
As ações do Troca Solidária são realizadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica a partir de mapeamento feito pela Fundação de Assistência Social (FAS). Na parte da coleta são aceitos todos os resíduos recicláveis — como embalagens plásticas e papéis — incluindo aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. O programa não recolhe resíduos orgânicos, móveis, peças automotivas e nem lâmpadas ou pilhas, que têm uma destinação específica.
Confira a programação do Troca Solidária para para sábado (8):
Das 8h às 9h
:: Asa do Aeroporto – Rua Ernesto Pizzamiglio, esquina com a Rua das Jabuticabas.
:: Centenário – Rua Hipólito José da Costa, esquina com a Av Dr. Mário Lopes.
:: Marianinha de Queiróz – Travessão Leopoldina (em frente a escola).
Das 10h às 11h
:: Planalto – Rua Natal Idalino Fadanelli (ao lado da cancha de areia).
:: São Vicente – Rua Assis Brasil (em frente a UBS).
:: 1º de Maio – Rua Giácomo Capeletti (em frente ao Centro Comunitário)
Das 14h às 15h
:: Kayser – Av. Rio Branco, esquina com a Rua Vergínio Tonietto.
:: Portinari – Rua São Matheus, próximo à pedreira.
:: Vitória – Rua Carlos Molon (na área verde).
Das 16h às 17h
:: Paraíso Cristal – Rua A, próximo à Rua Carlos Debastiani.
:: Campos da Serra – Rua Marieli Cardoso de Oliveira (ao lado da UBS).
:: Conquista – Rua Av. Cabo Machado Severo (ao lado da escola).