O 3º Duelo dos Gigantes do Brasil irá movimentar a cancha de rodeios dos Pavilhões da Festa da Uva a partir da tarde desta quinta-feira (20), em Caxias do Sul. O evento tradicionalista seguirá até por volta das 22h30min de domingo (23). São 320 pessoas inscritas para as disputas, que envolvem a modalidade de laço. Cada um poderá levar até dois acompanhantes. Segundo a organização, participantes de estados como Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul estarão presentes. O grupo já realizou inscrições prévias. As competições não serão abertas para o acompanhamento de público das arquibancadas.
— É cultural e faz parte de uma cadeia produtiva. Tem pessoas que estão paradas há muito tempo. Há vários profissionais que sobrevivem disso, é uma forma de poder fomentar e fazer com que as pessoas voltem a trabalhar. Começando devagar e cumprindo os protocolos com responsabilidade, faremos com que nossa cultura por meio dos eventos volte a funcionar — diz o coordenador do duelo, Jó Arse.
De acordo com Arse, a parte de acampamento deverá respeitar no mínimo 5 metros de distanciamento e, nas arquibancadas — em caso de utilização por participantes ou acompanhantes — o limite é de dois metros. O uso de máscara é obrigatório. Segundo ele, a entrada será permitida apenas se o nome do participante já constar em uma lista de acesso. Conforme Arse, o evento foi aprovado pela prefeitura de Caxias. A mesma informação é repassada pelo diretor-presidente da Festa da Uva, Bruno Brunelli.
— É um recomeço (do setor de eventos). Só podemos liberar com aval da prefeitura, o que foi feito pelo promotor deste evento.
Este é o primeiro evento do ano nos Pavilhões da Festa da Uva, após mais de um ano de pandemia. No ano passado, de 57 pré-agendados, seis ocorreram. Em dezembro de 2020, uma prova para o Freio de Ouro do Cavalo Crioulo ocorreu nos Pavilhões. O evento desta semana é uma realização da Cabanha Estância da Poesia Xucra, com parceria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.
A vacinação, que ocorre em formato drive-thru no local, não será influenciada já que a cancha de rodeios tem acesso independente. Conforme o diretor de Fiscalização da prefeitura, Rodrigo Lazzarotto, o evento foi liberado como competição esportiva. Caso a solicitação fosse hoje — com os atuais protocolos — o evento precisaria de autorização de uma federação que representasse o esporte praticado.