Uma movimentação intensa de pessoas e veículos chamou a atenção de quem passou na tarde desta quinta-feira (10) pela Rua Ivo Remo Comandulli, em especial no acesso à cancha de rodeios do Parque da Festa da Uva. O motivo é um evento liberado pela prefeitura e que seguirá até o próximo sábado.
Rodrigo Lazzarotto, diretor de Fiscalização da Secretaria do Urbanismo, confirmou que as provas foram autorizadas a partir da obrigatoriedade de os organizadores cumprirem todos os requisitos sanitários, além de não receberem público.
— Existe uma liberação que foi feita e analisada primeiramente pelo COE e liberada pela Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde, desde que cumpridos os protocolos do Estado. É uma prova sem público e é embasada na liberação para atletas profissionais, como prevê o protocolo da bandeira vermelha do Estado. Foi analisado todo o plano de contingência e liberado. Está autorizado desde que sem público. Inclusive, fizemos uma ação e verificamos que eles estão cumprindo o acordado. Amanhã (sexta) e sábado vai ser mantida essa fiscalização para verificar se eles estão cumprindo na integralidade o plano de contingência — explica Lazzarotto.
Segundo Daniel Macedo, organizador da prova credenciadora ao Freio de Ouro do Cavalo Crioulo, cerca de 100 competidores participam das provas entre esta quinta-feira e sábado. Para cada cavalo, três pessoas são autorizadas a acessar o parque: o proprietário, o ginete e o veterinário. Como um proprietário pode ter mais de um cavalo, assim como um veterinário pode atender mais de um animal, Macedo estima que 250 pessoas, no máximo, ingressem nos pavilhões.
— Temos um protocolo muito rígido da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo que a gente está seguindo a risca. Todo mundo está de máscara, utilizando álcool em gel e respeitando o distanciamento — garante Macedo.