Os próximos dias prometem ser mais aquecidos para centenas de moradores de Caxias do Sul. O calor não virá exatamente do aumento da temperatura no termômetro, mas sim das peças de roupa da Campanha do Agasalho 2021. Na tarde de sexta-feira (14), houve o encaminhamento das primeiras doações para três entidades da cidade.
As roupas são provenientes do lançamento da Campanha, que ocorreu no último dia 8, na Praça Dante Alighieri. Cerca de 16 mil peças ficaram armazenadas em uma espécie de “quarentena”, passaram por triagem e, finalmente, devem ocupar o guarda-roupa de quem precisa nos próximos dias.
O coordenador da campanha, José Theodoro, diz que poucas peças não têm condições de uso, o que demonstra uma consciência da população em doar agasalhos em bom estado:
— Tem bem poucas “sobras”, quase um número insignificante. Sentimos um bom acréscimo de roupas boas — aponta Theodoro.
Depois de repassadas às entidades, as roupas são entregues às famílias conforme cronograma de cada instituição.
— Cada entidade chega aqui já com a quantidade de peças que precisa e, geralmente, a distribuição é feita para a comunidade no mesmo dia ou logo depois, o quanto antes — explica Theodoro.
Na sexta-feira (14), as roupas foram entregues às Agências Adventistas de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) do Século XX e Pioneiro e Associação Voluntários do Bem.
A expectativa é de que novas doações sejam encaminhadas na semana que vem, conforme os agasalhos vão sendo recolhidos nos pontos de arrecadação, passam pela quarentena e pela triagem.
Campanha segue até o dia 20 de junho
É possível fazer doações de roupas masculinas, femininas e infantis, além de calçados, cobertores e mantas, em bom estado de conservação, até o dia 20 de junho para a Campanha do Agasalho 2021.
São cerca de 500 pontos de arrecadação espalhados pelos bairros, inclusive em condomínios residenciais. Os locais de recebimento podem ser consultados no site www.fundacaocaxias.org.br.