Após a mudança do modelo de classificação por cores de bandeiras para o sistema de 3As (Aviso, Alerta e Ação) por parte do governo do Estado, as prefeituras é que irão decidir eventuais proibições nos serviços dos municípios. Em Caxias do Sul, um decreto deverá ser publicado até o final da tarde desta segunda-feira (17) com as novas regras que entrarão em vigor na cidade.
Segundo o diretor de fiscalização da prefeitura, Rodrigo Lazzarotto, uma reunião do Gabinete de Crise ocorre desde a manhã desta segunda-feira e seguirá durante a tarde para definir quais serão as normas a serem estipuladas. Conforme Lazzarotto, o objetivo é aplicar mudanças para que o novo formato não gere aglomerações. Ele cita que houve agravamento de casos de coronavírus.
— Não é algo muito preocupante (o aumento em si), mas não podemos soltar demais a corda para que o problema fique ainda mais sério ali na frente. As restrições provavelmente já sairão no decreto de hoje (segunda-feira) — diz Lazzarotto.
Entre as regras a serem definidas, está um horário limite para o setor de bares, restaurantes e eventos à noite, justamente para evitar reuniões que invadam a madrugada.
— Sempre deixamos claro que temos um grande problema em relação ao número de fiscais. Sabemos que bares em funcionamento durante a noite serão um foco de concentração de pessoas. Precisamos estar focados e, por isso, estudamos um horário de limitação — afirma.
Outro ponto é estipular um novo limite de número de pessoas que acessam shoppings, centros comerciais e supermercados. A decisão do Gabinete de Crise deverá acontecer até o final da tarde desta segunda-feira.