Para que a presença do coronavírus seja detectada de maneira mais eficaz por regiões da cidade, a prefeitura de Bento Gonçalves passou a aplicar testes rápidos de covid-19 diretamente nos bairros do município. A ação começou na terça-feira (4) e ainda não tem data para encerrar — será apenas quando a quantidade for totalmente utilizada. Cerca de 7 mil testes serão aplicados em uma Unidade Móvel, que ficará estacionada em frente às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada bairro. Nesta quarta-feira (5), a van com a equipe de enfermagem especializada para a realização do teste rápido — o da picada no dedo, está no bairro Santa Helena, até as 17h. A cada dia, a van mudará de localidade.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Tatiane Fiorio, os bairros foram escolhidos de acordo com o levantamento de pessoas contaminadas pelo vírus no ano passado. Os que apresentaram mais ocorrências são os primeiros a serem visitados. A intenção é identificar situações mais críticas para que ações específicas sejam feitas em localidades que mais necessitem de estratégias de conscientização, segundo ela.
— Até o final da semana que vem estaremos nos bairros em que tivemos a incidência maior. Esse é o foco. Mas, a partir disso, faremos análises para sabermos se continuaremos, ou não, também em outros bairros — diz.
Conforme Tatiane, os 7 mil testes foram doados por uma empresa da cidade e existe a possibilidade de ampliar o número, caso necessário. A espera pelo resultado é de cerca de 15 minutos. A Unidade Móvel funciona das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Um alerta para os moradores é de que, se houver qualquer sintoma, a orientação não é procurar a Unidade Móvel e, sim, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o ambulatório fast track, no bairro Botafogo, para tratamento médico e realização do teste PCR, que detecta o vírus ativo da doença. Outro ponto do qual o interessado deverá estar atento refere-se à vacinação. Quem já recebeu dose da imunização não será testado. Quanto ao assunto, a secretária está na expectativa para recebimento de 320 doses destinadas à segunda aplicação — atrasada por falta da CoronaVac, prevista para quinta-feira. Na segunda-feira, foram recebidas 540, mas são pelo menos 3 mil pessoas que aguardam pela segunda dose, de acordo com a secretária.
3% dos profissionais da educação positivos
A ideia para que a população fosse testada começou no final de abril, quando a prefeitura aplicou o teste rápido em professores e funcionários de escolas em forma de prevenção à volta às aulas. Foram realizados 2.480 diagnósticos. Destes, 75 resultaram positivos, o que representa 3% do total. O grupo está afastado e permanecerá em isolamento. A ação foi realizada em postos de saúde próximos às escolas e no ginásio da Escola Estadual General Bento Gonçalves, no centro da cidade. Está previsto que ainda ocorra uma nova ação do tipo para contemplar professores que não foram imunizados.
Confira onde estará a Unidade Móvel para testagem rápida em Bento Gonçalves nos próximos dias:
:: Quarta-feira (5): Santa Helena
:: Quinta-feira (6): São Roque
:: Sexta-feira (7): Conceição
:: Segunda-feira (10): Borgo
:: Terça-feira (11): Municipal
:: Quarta-feira (12): Progresso
:: Quinta-feira (13): Santa Marta
:: Sexta-feira (14): Botafogo