Um ato de solidariedade marcou a tarde desta terça-feira (18) no Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul. O presidente da casa de repouso, Oidi Luiz Galeti, recebeu R$ 18 mil das mãos de Eduardo Slomp, diretor do Multimercados Croata, que fica em Forqueta. O valor foi arrecadado com a colaboração dos clientes que aceitaram deixar o troco para ser doado à instituição.
O presidente estava acompanhado da presidente do Conselho Consultivo do Lar São Francisco de Assis, Analice Carrer, e do administrador da casa, Valdir Costela. Galeti e Analice, que estão à frente do Lar há três anos, receberam com entusiasmo a doação. O presidente falou das dificuldades enfrentadas com a pandemia:
— Nosso desafio ao longo desse tempo administrando o Lar foi o de qualificar o atendimento e trazer mais conforto e acolhimento aos idosos que vivem aqui. A pandemia nos impôs esforços que nunca imaginamos para conseguir manter tantas vidas. Não foram só as doações que reduziram desde março do ano passado, mas o preço dos produtos, em especial, os itens de saúde, higiene e equipamentos de proteção. Eles mais do que dobraram e isso impactou no nosso custo mensal. Esse valor vem para nos trazer alívio.
Slomp, que também é presidente do Sindigêneros Caxias do Sul, ressalta que entregar o valor de forma pública é uma forma de estimular os consumidores a seguir com as doações.
— Estamos entregando esse dinheiro apenas como um instrumento, os verdadeiros doadores são nossos clientes. São as pessoas que vão ao mercado fazer compras todos os dias e que ajudaram de alguma forma a quem mais precisa — disse durante a entrega.
O Frei Jaime Betega abençoou os idosos e falou sobre o sentimento de servir.
— Participar desse momento é muito maior do que receber esse cheque, que é, por si, muito significativo. Acima de tudo está o amor de todos aqueles que deram um centavo de troco e, com isso, surgiu esse valor que vai fazer a diferença na vida de quem reside no Lar da Velhice São Francisco de Assis. Essa casa deve estar no coração de todos nós — ressaltou.
Emoção e alegria marcaram a entrega da doação
A fonoaudióloga Franciele Zimmer, que também é cantora, acompanhada do músico Diego Furlanetto, fez uma homenagem aos moradores no momento da entrega da doação. Eles cantaram Ave Maria e agradeceram ao dom da vida. Um dos moradores do Lar se juntou aos músicos com seu acordeon. Músicas em italiano também fizeram parte do repertório e, para o bis, os idosos fizeram coro para pedir Beijinho Doce.
— Eu senti a vida pulsando aqui. É muito amor compartilhado em todos os olhares e vozes que, mesmo com a máscara e a distância, foi possível ouvir — se emocionou Franciele.
Para ajudar também
Quem quiser ajudar o Lar São Francisco, que fica na Rua Antônio Pierucini, 85 , no Marechal Floriano, pode ir diretamente até o local ou depositar qualquer valor nas contas abaixo. A casa precisa de lenha, produtos de limpeza e de higiene e também de hidratante corporal para os idosos.
Banco Bradesco
Agência: 0269
Conta Corrente: 17427-0
Banco do Brasil
Agência: 0089-2
Conta Corrente: 6310-X
Em nome de Lar da Velhice São Francisco de Assis
CNPJ: 88.663.604/0001-69 - PIX