Caxias do Sul está desde esta terça-feira (18) sob aviso dentro do sistema 3As, novo modelo adotado pelo Governo do Estado e que substitui as bandeiras utilizadas até então no combate ao coronavírus. A categoria, a mais branda dentro do novo sistema, não obriga a adoção de novas medidas de distanciamento, mas antes mesmo da notificação a prefeitura de Caxias já havia publicado um decreto com maiores restrições que as previstas pelo decreto estadual.
O entendimento, conforme a secretária municipal de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, é de que a situação ainda é delicada na cidade. Por isso, a restrição de horários, no caso de bares, restaurantes, pubs e lancherias, que podem funcionar das 5h às 23h59min e devem ter ocupação de 25% da capacidade.
— Nesse momento, entendemos que devemos agir com mais cautela — disse em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nesta quarta-feira (19).
Com as liberações, as pessoas entendem que a situação está melhor e que podem afrouxar. Não é isso. Nós temos que manter os cuidados. Se a população não manter os cuidados, a gente tem uma tendência grave de aumentar esses números
GRÉGORA FORTUNA DOS PASSOS
Secretária de Governo de Caxias
Conforme Grégora, a administração segue acompanhando a evolução dos números de casos de covid-19 para adoção de novas medidas. A intenção não é aumentar as restrições, mas flexibilizar sempre que possível. Para isso, é preciso que exista melhora nos índices de internações:
— Com as liberações, as pessoas entendem que a situação está melhor e que podem afrouxar. Não é isso. Nós temos que manter os cuidados. Se a população não manter os cuidados, a gente tem uma tendência grave de aumentar esses números.
De acordo com dados do painel covid da prefeitura, são 2.096 casos ativos até as 10h30min desta quarta. A lotação em UTIs na cidade é de 83,84%. Desde o inicio da pandemia, 964 mortes em decorrência do coronavírus foram registradas em Caxias.