Pelo segundo ano consecutivo, a Estrada dos Romeiros, trajeto comum a milhares de fiéis que costumavam caminhar de Caxias do Sul até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, estará vazia nesta época. Um dos incentivos para a jornada de aproximadamente 13 quilômetros era a programação da romaria promovida pelo Santuário. Em sua 142ª edição, o evento que celebra o dia 26 de maio, dia da padroeira, será novamente realizado online, com atividade presencial somente em formato drive-thru, como medida de prevenção à covid-19.
A recomendação é de que peregrinos não se desloquem até o local para evitar aglomerações. Mas isso não é motivo para deixar de lado a prática que alia o combate ao sedentarismo à fé. Esta é a proposta da prefeitura de Caxias do Sul que, ao longo de todo o mês de maio, está incentivando a caminhada individual. O chamado "Desafio dos 16 mil Passos" — número aproximado de passos no trajeto até Caravaggio — sugere que a prática seja realizada em qualquer dia, horário e percurso desejado.
— A questão é não gerar aglomeração. Sabemos da religiosidade da população caxiense e não queríamos que esta celebração tão importante passasse em branco. Além disso, é mais uma forma de introduzirmos na cultura local a prática de exercício físico — afirma Gabriel Citton, titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), pasta que lançou o desafio.
Segundo ele, a campanha tem sido difundida, principalmente, em grupos de idosos, de ginástica e outras atividades vinculadas à prefeitura. O convite é que a prática seja, também, divulgada nas redes sociais de cada pessoa que aderir ao desafio.
— O pessoal está engajado e muitos dizem que darão continuidade à pratica. Até o momento, mais de 200 pessoas já participaram e nossa expectativa é de que chegue a 500 participantes até o final do mês — comenta Citton.
COMO PARTICIPAR
:: A ideia é que os 16 mil passos (em média) do trajeto percorrido por romeiros caxienses até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio sejam cumpridos de forma individual, como alternativa ao percurso que costumava reunir milhares de pessoas antes da pandemia.
:: Aplicativos gratuitos podem auxiliar na contagem do número de passos da caminhada e não há necessidade de percorrer a distância em um só dia, conforme sugere a Smel.
:: A campanha ocorre até o final de maio e convida os participantes a postarem em suas redes sociais fotos ou vídeos do percurso, que pode ser realizado em qualquer local, até mesmo dentro de casa.