Quase dois meses depois do início do ano letivo da rede municipal de ensino de Caxias do Sul, 88 alunos esperam por uma vaga no Ensino Fundamental. A falta de designação dos alunos no início do ano letivo ocorre com frequência, mas chama a atenção em especial neste ano, já que as aulas começaram a distância.
O ensino remoto retira o problema com o deslocamento, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo poder público na alocação dos estudantes. É que as famílias costumam preferir escolas próximas às residências. A secretária municipal da Educação, Sandra Negrini, explica que a pasta iniciou um processo para garantir o acesso online às aulas neste primeiro momento:
— Na realidade, estamos fazendo no momento o levantamento dos dados de cada um e já temos a organização para que sejam vinculados a uma escola e, à medida que apareçam as vagas desejadas ou próximas à residência, façamos a matrícula.
Segundo Sandra, a dificuldade para a designação das vagas está espalhada em diversos pontos da cidade, mas ela garante que esses 88 alunos estão em uma lista de prioridades:
— Como há movimentação grande dos já designados, há uma ajustamento constante — afirma.
O período sem contato com a escola acaba por prejudicar os estudantes. Lucas de Paula dos Santos, 11 anos, ficou um mês sem acesso à escola. Até o ano passado, ele estudava na rede particular, mas em 2021 precisou ser transferido para a pública. A vaga foi confirmada apenas no final de março e Lucas passou a ter aulas online, vinculado à Escola Desvio Rizzo:
— É angustiante ter o filho fora da escola e não ter a informação concreta — comenta a mãe dele, a consultora funcional Lucyane Borba de Paula, 35.
Ela conta que, mesmo depois de matriculado na escola do bairro onde mora, Lucas enfrenta dificuldades, porque teve de recuperar o conteúdo perdido em aulas a distância, com o auxílio de material didático disponibilizado pelos professores:
— Está com uma dificuldade porque a criança tem que ser autodidata, tem que se virar sozinha, e meu filho não tem esse perfil — aponta.