A ideia da família de Ezilda Teixeira Albino promete movimentar a Rua Garibaldi, no bairro Pio X, em Caxias do Sul, neste domingo (11), a partir das 14h30min. Em frente ao prédio dela, no entroncamento com a Rua José Soares de Oliveira, alguns parentes, amigos e vizinhos estarão comemorando seus 102 anos de idade, completados na quinta-feira (8), em forma de carreata e ao som de um saxofone e balões que serão soltos pelo ar.
O aniversário de dona Ezilda, a senhora que adorava viajar e sonhou um dia em pilotar aviões mundo afora, merece o empenho. Os cinco filhos, Olivemar, Juliemar, Delamar, Dulcemar e Paula, estão ansiosos para o momento:
— Teremos balões colocados nas janelas, todos os vizinhos do prédio concordaram. Não convidamos muita gente por causa da pandemia, mas haverá espaço para todos os carros na rua. Terá música com sons do tempo dela (risos). Ela ama recordar e é uma pessoa lúcida. Como não poderemos fazer festa, pensamos nessa possibilidade — explica a filha Dulcemar Teixeira Albino, 64.
Uma das canções confirmadas no repertório será História Triste de Uma Praieira, de Inezita Barroso, a preferida de dona Ezilda. Como o prédio não tem sacada, ela ficará na entrada principal. O músico Adão Léo será o responsável pelo som do sax. A celebração contará ainda com homenagem feita por Zica Stockmans e Suzel Cristiana Borba.
A centenária Ezilda é natural de São Francisco de Paula, mas veio ainda criança para Caxias do Sul onde exerceu a função de costureira por anos e ajudou seu pai nos ofícios de catequese e homeopatia. Ela tem cinco netos.