Os trabalhadores dos órgãos de segurança e salvamento de Gramado serão vacinados contra o coronavírus a partir de segunda-feira (5). Eles estão sendo cadastrados pela Vigilância em Saúde e receberão a primeira dose no Centro Municipal de Saúde.
Para esse público, são reservadas 110 doses dos imunizantes recebidos nesta sexta-feira (2) pelo município. No total, foram 1.810: 580 foram utilizadas na vacinação drive-thru deste sábado (3) para idosos com 65 anos ou mais. Outras 1.120 serão destinadas à segunda dose da população que já recebeu a primeira.
A vacinação da segunda dose para os idosos também será realizada a partir de segunda-feira na unidade básica de saúde Floresta e no posto da Vila Olímpica, das 7h30min às 12h. A prefeitura estuda a possibilidade de um drive-thru para a segunda dose.
Em Canela, policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários serão vacinados também na segunda-feira. Serão 50 doses destinadas a esses trabalhadores, número suficiente para imunizar os efetivos. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, os bombeiros já foram vacinados. Eles receberam as sobras diárias das doses.
O município recebeu, no total, 1.710 doses nesta sexta. Além das 50 para as forças de segurança, 600 serão destinadas para a primeira dose de idosos e 1.060 para segundas doses. Na manhã deste sábado, Canela realizou vacinação em formato drive-thru para idosos com 65 anos ou mais. A campanha continua na segunda-feira para quem tem mais de 64 anos. Os locais para vacinação são Centro de Feiras e unidade de saúde do Canelinha.
Tanto Canela quanto Gramado realizam campanhas de arrecadação de alimentos não-perecíveis nos pontos de vacinação. A doação não é obrigatória. Trata-se apenas de uma sugestão das administrações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social.