Previsto para ocorrer no dia 10 de abril, o concurso de escolha da rainha e princesas da Festa da Uva 2022, em Caxias do Sul, será adiado novamente até que a cidade volte a ser incluída na bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. A nova data, de acordo com a organização do evento, será definida assim que o risco de contágio da covid-19 esteja compatível com uma possível flexibilização dos protocolos sanitários.
A Comissão Comunitária da Festa recebeu da Secretaria Municipal de Urbanismo, na quarta-feira (24), um despacho de indeferimento para a realização da cerimônia. A pasta considera que, pelas informações diárias da área da saúde, não há diminuição no risco de contágio do vírus.
A organização da festa afirma que está seguindo rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias sobre as ações de combate à covid-19 e está alinhada à decisão da prefeitura e aos modelos de distanciamento social definidos pelo Estado.
De acordo com a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Mioranzza Randon, mesmo que a proposta fosse realizar um concurso online com transmissão televisiva ao vivo para a comunidade, sem público, a organização iria demandar equipes de apoio para cada uma das 12 candidatas e também pessoal de logística e técnica. Após a definição de adiamento com a prefeitura, a Comissão realizou o contato com todos os envolvidos, principalmente as candidatas e seus patrocinadores.
— Queremos fazer um evento belo, alegre, e não sob a sombra de sério problema sanitário e social. Levamos às candidatas a seguinte ponderação: o momento da conquista de um título de tamanha importância para a história da cidade merece ser celebrado com nossos familiares e amigos. E isso é impossível de ser feito agora, em meio à pandemia — pontua Sandra.