Cidade que tem o título de capital nacional do chocolate artesanal, Gramado terá programação da Páscoa totalmente virtual neste ano. Segundo a Gramadotur, autarquia municipal de Turismo e uma das organizadoras do evento, as atividades serão desenvolvidas dentro dos protocolos sanitários e terão como eixo central o tema deste ano: Páscoa segura e feliz em Gramado.
A programação ocorre de 26 de março a 2 de maio. A secretária de Turismo de Gramado e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o calendário estabelecido, nesta manhã, em acordo com os demais gestores que compõem a Associação dos Municípios da Serra (Amserra), é uma aposta de que até lá a região não esteja mais em bandeira preta ou possa adotar medidas menos rigorosas. A previsão anunciada pelo governo do Estado é de retomada da cogestão no dia 22 deste mês. A expectativa é de começar a instalar a decoração logo em seguida.
Como as atividades noturnas seguem suspensas pelo menos até o dia 31 de março, não haverá, até este dia, acendimento de luzes e iluminação da decoração à noite. Mas os enfeites serão dispostos nas ruas, praças e locais públicos. Outras atrações como a Vila de Páscoa serão virtuais.
– Vamos fazer toda a programação religiosa, com quarteto de cordas, concerto de Páscoa, programação para crianças, adultos, oficinas, contação de histórias... será toda virtual, pelo site do evento, com todo o cuidado. Não haverá nada presencial – revela Rosa.
O prazo estendido para a realização do evento, até maio, foi pensado para que as pessoas tenham mais tempo para ir à cidade, e não haja concentração no feriadão de Páscoa. Mesmo assim, haverá intensa fiscalização, segundo a gestora municipal, para evitar aglomerações.
– A decoração é uma forma de devolver um pouco da auto estima, alegrar as pessoas, trabalhar o aspecto psicológico também. E será educativa, com as máscaras da Páscoa segura e feliz, que é o nosso slogan. Vamos ter totens de álcool em gel e totens com QRCode que remeterão para a programação virtual do evento – adianta Rosa.
Além disso, haverá um concurso para escolher o selo da cidade que remeta ao título de capital nacional do chocolate artesanal.
A presidente da Gramadotur diz que até o dia 26 novas avaliações serão feitas.