A programação da Páscoa na Serra será totalmente online. A decisão foi tomada pelos prefeitos e secretários de Turismo das cidades que compõem a Associação dos Municípios da Serra (Amserra) em reunião virtual na manhã desta terça-feira (9). Os gestores também trataram de outros assuntos relacionados ao distanciamento social em função da pandemia de covid-19.
Em consenso, os municípios decidiram que os eventos da Páscoa ocorrerão entre os dias 26 de março e 2 de maio, com exceção de Nova Petrópolis que deverá encerrar alguns dias antes já que terá outro evento em maio, o Tricofest, do setor de malhas.
Além disso, ficou definido que não haverá iluminação noturna na decoração em nenhuma das cidades e as que realizam programação cultural, as atividades serão somente online. A medida foi tomada para evitar a circulação de pessoas e as aglomerações e, assim, conter a disseminação do coronavírus.
Durante a reunião, o prefeito de Canela e presidente da Amserra, Constantino Orsolin, salientou a importância de uniformizar as decisões para toda a região.
Em Gramado, a programação havia sido anunciada em fevereiro com previsão de iniciar na próxima sexta-feira, dia 12. Em 2020, Canela e Gramado cancelaram as atividades.
Os prefeitos manifestaram preocupação com as questões que envolvem a saúde das comunidades, mas também com os impactos na economia. A entidade fará contato com a Federação de Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para pedir uma reunião entre todas as associações regionais. O objetivo é debater a possibilidade de flexibilização nas regras de bandeira preta, principalmente para lojas de chocolate, floriculturas, salão de beleza e academias.
Nesta segunda-feira, o governo do Estado publicou novo decreto esclarecendo que papelarias, livrarias, lojas de chocolate e floriculturas, embora vendam itens considerados essenciais, só poderão atender ao público por meio de tele entrega, em todos os horários.