Um novo decreto com medidas ainda mais restritivas será elaborado e publicado pela prefeitura de Caxias do Sul nesta quinta-feira (4). A informação foi confirmada pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que está reunido com a equipe de governo e irá conversar com os sindicatos patronais da cidade para definir as restrições. As ações, segundo ele, são necessárias para combater o avanço do contágio de covid-19.
Eduardo Leite afirmou no começo da manhã que vai manter o Rio Grande do Sul em bandeira preta até o dia 14 de março e que o sistema de cogestão do modelo de distanciamento controlado — que permite aos municípios flexibilizarem as regras de acordo com planos regionais — também seguirá suspenso nos próximos dias.
— Concordo com a decisão do governador e o município vai elaborar um novo decreto com mais restrições devido ao iminente colapso hospitalar. Estamos dialogando com os setores da sociedade e olhando para o conjunto para evitar o colapso na rede. Ninguém está livre de precisar de um leito de hospital e não ter disponível. É o momento de olharmos o todo — desabafou o prefeito de Caxias.
A prefeitura irá detalhar o decreto em coletiva de imprensa a partir das 15h30min desta quinta.