Motoristas que circulam pela RS-448 podem ser induzidos a adotar um caminho mais longo entre Farroupilha e Nova Roma do Sul sem necessidade. O motivo são placas informando que a rodovia está totalmente bloqueada no km 39,5, o que não ocorre mais.
A sinalização foi instalada após o desmoronamento do leito da pista devido à chuva, que interrompeu a passagem em 30 de junho do ano passado. A estrada continuou interditada nos meses seguintes para a elaboração de projetos e a realização das obras de recuperação. Durante esse período, a recomendação era de que motoristas acessassem a cidade de Nova Roma por meio de uma estrada que passa pelo município de Pinto Bandeira ou via Nova Pádua, que exige travessia de balsa. Outra opção, mais distante e adequada para caminhões, era a utilização da RS-437, via Antônio Prado.
Desde as vésperas do fim do ano, porém, a RS-448 tem liberação provisória do tráfego. A expectativa ao longo do mês de janeiro era de que o trânsito ficasse interrompido entre 8h e 16h de segunda a sexta. Contudo, a aproximação do fim das obras tem exigido menos bloqueios.
— Faz de 15 a 20 dias que estão com obras em meia pista, sem bloqueios. Praticamente está na "finaleira" — observa o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, que não tinha conhecimento das placas que ainda recomendavam os desvios.
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a previsão de término da obra é abril. As equipes se concentram no momento na construção da rede de drenagem e da terraplenagem. A aplicação da camada asfáltica deve ocorrer na sequência. Com relação às placas, o órgão estadual disse que está providenciando a retirada.