Promessa de resolução para um problema histórico de alagamentos no bairro São Pelegrino, a construção de uma nova rede de drenagem virou motivo de preocupação para parte dos moradores dos bairros Santa Catarina e Pio X, em Caxias. O temor é que a solução em um ponto da cidade resulte em agravamento nos acúmulos de água que há anos atingem as imediações das ruas Matteo Gianella e Cristóforo Randon.
A tubulação em fase de implantação ligará a Rua La Salle, nas proximidades do Cemitério Público Municipal, até o Arroio Aliança, atualmente canalizado. O trajeto de 611 metros passará pelas ruas Ernesto Alves, Ministro Toledo e José Bassani até se ligar com o arroio na Rua Leonel Mosele, onde as obras se concentram atualmente.
A apreensão ocorre porque o Arroio Aliança começa na região do bairro São Pelegrino e termina no Santa Catarina, passando pelo Pio X. Dessa forma, a água coletada pela nova rede, com maior vazão, será direcionada para a região da Matteo Gianella com a Cristóforo Randon, onde existe um gargalo histórico que impede a drenagem adequada.
— No meu prédio, a cada chuvinha, a água levanta 40 ou 50 centímetros. Eles tinham primeiro que tentar resolver o nosso problema e depois fazer em São Pelegrino. Na hora que concluir a galeria, vamos nos ferrar — prevê o presidente do bairro Santa Catarina, Jones Perin.
Conforme o Secretário de Obras, Norberto Soletti, uma avaliação da área técnica da pasta concluiu que, embora tenha maior vazão, a nova rede em São Pelegrino não deve aumentar o volume de água conduzida ao Arroio Aliança. Isso porque a rede antiga, que passa por baixo de construções será praticamente desativada. Apenas alguns imóveis seguirão utilizando a tubulação.
— É um trabalho que está sendo feito para complementar depois. A área técnica tem defendido que não vai ter aumento de contribuição (volume). O ideal seria fazer tudo junto, mas os recursos não permitem — observa.
Em reunião com representantes do Santa Catarina na última segunda-feira (8), Soletti se comprometeu com a realização de uma vistoria na rede de drenagem do bairro para verificar se há algum comprometimento da vazão.
Solução aguarda recursos
O problema de vazão no Santa Catarina e Pio X ocorre devido ao relevo plano e pela galeria antiga, de pedra, existente na região. A estrutura não tem vazão suficiente para escoar toda a chuva e ainda passa por baixo de construções, o que dificulta a manutenção.
— Hoje o Arroio Aliança passa por baixo de casas. Ali, quando chove muito, só baixa o nível da água quando o arroio baixa também — explica Soletti.
A solução é a construção de um túnel com 4,5 metros de altura por 2,5 metros de largura. A estrutura começará na Rua Cristóforo Randon e seguirá o trajeto da Matteo Gianella e da Rua Luiz Covolan por 850 metros, até desaguar no Arroio Tega.
Eles tinham primeiro que tentar resolver o nosso problema e depois fazer em São Pelegrino
JONES PERIN
presidente do bairro Santa Catarina
Um pré-projeto para a obra já está pronto, mas duas pendências impedem o início das obras. A primeira é a necessidade de estudos para verificar qual o impacto de conduzir um volume tão grande de água para o Tega a partir do ponto de término da galeria. Áreas como o bairro Reolon têm estradas e pontes que margeiam o arroio e é preciso ter certeza de que não serão afetadas. A avaliação, segundo o secretário, está em andamento.
A outra questão a ser solucionada é justamente a falta de recursos em caixa. Conforme Soletti, a obra tem custo estimado entre R$ 26 milhões e R$ 28 milhões. O secretário afirma, contudo, que o assunto está na pauta que o prefeito Adiló Didomenico discute em Brasília nesta semana. Ex-secretário de Obras, Adiló conhece o problema e os encaminhamentos necessários para a solução.
Uma vez concluído, Soletti estima que o túnel beneficie também o bairro São José, já que deve aliviar a vazão dos arroios Tega e Dal Bó naquela região.
— Seria um dos projetos mais caros (de drenagem), mas é uma obra impactante, com efeitos muito significativos. A estimativa é de que beneficie entre 160 mil e 170 mil pessoas — aponta o secretário.