Os históricos alagamentos que atingem o bairro São Pelegrino em períodos de fortes chuvas podem estar com os dias contatos. Uma nova rede de drenagem é a promessa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para melhorar o escoamento e evitar o acúmulo de água na região. As obras começaram no dia 14 de janeiro, na Rua Leonel Mosele, que tem o trânsito totalmente interrompido.
A nova rede terá 611 metros de extensão e ligará a Rua La Salle, nas proximidades do Cemitério Público Municipal, até o Arroio Aliança, que começa em São Pelegrino e vai até o bairro Santa Catarina, mas atualmente está canalizado. A tubulação começará na La Salle, passará pelas ruas Ernesto Alves, Ministro Toledo e José Bassani até se ligar com o Arroio na Rua Leonel Mosele. Atualmente, já existe um sistema de drenagem no trecho, mas ele é menor que o de 1,5 metro de diâmetro da nova rede.
— Hoje aquela região sofre com muitos alagamentos porque o sistema atual não comporta. Está sendo ampliada a capacidade — explica o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti.
Além da colocação dos canos pré-moldados, o ponto onde as obras são realizadas atualmente exige uma caixa coletora, que está em construção. O trabalho, contudo, depende de tempo seco, uma raridade nas últimas semanas. Por isso, essa primeira fase do trabalho está com um ritmo mais lendo do que o previsto inicialmente.
— Esse tipo de clima está nos dificultando. Temos que aguardar muitas vezes o enxugamento do terreno — afirma Meletti.
Ainda assim, o Samae mantém a expectativa de concluir a obra em 14 meses, conforme o cronograma inicial. Embora tenha sido licitado e pago com recursos do Samae, o projeto foi elaborado pela Secretaria de Obras. O custo total é de R$ 1,8 milhão.
A galeria do Arroio Aliança também passa pela região do bairro Pio X, outro ponto com histórico de alagamentos, especialmente na região do cruzamento entre as ruas Mateo Gianella e Cristóforo Randon. A solução desse problema, contudo, não será contemplada pela galeria em fase de implantação. Por isso, uma nova obra precisará ser realizada naquela região no futuro.