A 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) ainda aguarda a lista da Secretaria Estadual de Saúde (SES) determinando quantas doses cada região irá receber do novo lote de vacinas, com 135 mil doses, previsto para chegar ao Estado às 11h30min desta quarta-feira (24). De acordo com a titular da 5ª CRS, Cláudia Daniel, o quantitativo regional, determinado pela SES, também estipula quantas doses cada município recebe, em uma logística que começa a ser organizada a partir da chegada das vacinas em Porto Alegre, devendo chegar à Serra ainda nesta quinta-feira (25).
— Ainda não temos nenhuma confirmação oficial e aguardamos o planejamento da SES para essa distribuição. A partir do momento em que as doses chegam à Caxias do Sul, organizamos a destinação para cada município, que já pode fazer a retirada no mesmo dia — afirma Cláudia.
A imunização que chega ao Rio Grande do Sul, desta vez, é a do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, que tem parceria no Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sendo esta a segunda remessa destinada ao Estado. A primeira, de 116 mil doses, destinou 11 mil vacinas para a Serra em 29 de janeiro.
— Por ter um tempo maior de aplicação entre as doses, provavelmente manteremos ainda a vacinação a quem ainda precisa da primeira aplicação, seguindo o programa do Ministério da Saúde. Alguns municípios já chegaram a vacinar idosos de 80 anos, mas muitos ainda estão nas faixas de 85 e 83 anos — explica a coordenadora.
Segundo ela, não há uma estimativa de quantos idosos destas faixas etárias ainda precisem receber a primeira dose na região. Isso porque, de acordo com Cláudia, os cálculos baseados no Censo 2010, além de estarem com defasagem de uma década, também não fazem os recortes referentes à campanha, classificando apenas pessoas "acima dos 80 anos". Ela também aponta que muitos idosos migraram de um município para outro durante a pandemia, algo que dificulta o levantamento das secretarias.
Até o momento, 61.700 doses de vacinas contra a covid-19 já chegaram à Serra por meio da 5ª CRS, que abrange 49 municípios. Cláudia avalia como positiva a adesão da população, assim como a organização das secretarias.
— A nossa região tem se mobilizado de forma muito positiva e a comunidade está aderindo às estratégias que os municípios propõem, algo que vem garantindo êxito ao processo — completa.
Vacinação contra a covid-19 na Serra
- A primeira remessa de vacinas destinada à região chegou no dia 19 de janeiro. Foram 14 mil doses da CornaVac para imunização dos profissionais de linha de frente da Saúde.
- Dez dias depois, em 29 de janeiro, 11 mil doses da Oxford/AstraZeneca chegaram à Serra, seguindo com a imunização de profissionais da Saúde, além de pessoas das Instituições de Longa Permanência de Idosos ILPIs e indígenas, conforme orientação do Ministério da Saúde.
- No dia 2 de fevereiro, a região recebeu 18.620 vacinas da CoronaVac, sendo um percentual destinado à cobertura da segunda dose para os profissionais vacinados com a primeira remessa, além de novas doses aos demais grupos prioritários.
- A última remessa recebida pelos municípios da Serra data de 8 de fevereiro. Foram 18.080 doses da CoronaVac destinadas ao grupo de idosos acima dos 85 anos.
- Expectativa é de que, até esta quinta-feira (25), a região receba uma parcela as 135 mil doses Oxford/AstraZeneca previstas para chegarem ao Estado ainda nesta quarta-feira (24), com provável destinação à primeira aplicação em idosos acima dos 80 anos.