Celebrada em 24 de setembro na Europa, Nossa Senhora da Uva pode entrar no calendário oficial de eventos de Flores da Cunha. A prefeitura prepara um projeto de lei para enviar à Câmara de Vereadores propondo a criação da data. A intenção é que seja votado e aprovado ainda este ano.
No último sábado (6), iniciou uma programação de bênçãos da santa nas comunidades de São Cristóvão, São Gotardo, Travessão Alfredo Chaves e São Martinho, além da Igreja Matriz. Em cada uma delas, cerca de 50 pessoas participaram. A bênção na Matriz, no domingo pela manhã, foi transmitida também pelo campanário e os moradores conseguiram acompanhar de casa.
Outras bênçãos estão programadas para quinta-feira (11), no Roteiro Compassos da Mérica Mérica, às 19h30min, e para domingo (14), na Paróquia São Marcos, em Otávio Rocha, às 10h.
Os participantes poderão acompanhar de dentro de seus carros ou a pé. É sugerido que os fiéis levem uma garrafa de água e vela. É obrigatório o uso de máscara.
Flores da Cunha é o maior produtor de uvas para vinhos e sucos no Rio Grande do Sul, conforme dados da Emater divulgados em dezembro do ano passado.