Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde mostra que 89% dos leitos de UTI de Caxias do Sul estão ocupados. São 166 pacientes internados, enquanto o total de vagas para adultos é de 187. O cálculo feito pela reportagem desconsiderou a internação e a reserva de leitos para crianças, já que elas são menos afetadas pelo coronavírus. Os números foram atualizados pelos hospitais entre a quarta-feira (24) e a quinta-feira (25).
Dados do município, divulgados no Painel Covid, também mostram que está esgotada a quantidade de leitos de UTI clínicos no SUS. São pacientes que não tem covid-19, mas precisam da internação. A taxa chegou a 103% no painel nesta manhã. São 34 leitos e 36 pacientes para esse tipo de atendimento.
Conforme a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, esses doentes podem ser remanejados para UTIs covid, caso seja possível manter a segurança para não contaminação, ou em regime de terapia intensiva, mas em outras estruturas como salas de recuperação anestésica e emergências.
Orientação
A Secretaria Municipal da Saúde reforçou, em nota divulgada nesta manhã, a orientação para que a população evite participar de aglomerações, faça o uso correto da máscara e mantenha a higiene frequente das mãos. A secretaria alertou também que todas as pessoas que já receberam uma ou duas doses da vacina devem manter as medidas de prevenção. Isso é necessário porque não há uma alta cobertura vacinal e porque ainda não existe a confirmação de que pessoas vacinadas não transmitam mais o vírus.