A madrugada deste sábado (13) foi de interdição de um estabelecimento sem alvará localizado no bairro Santa Fé, zona norte de Caxias do Sul. No espaço, havia 170 pessoas consumindo bebida alcóolica e sem máscara, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo. A ação foi a primeira após a mudança mais recente publicada em decreto da prefeitura. Na sexta-feira (12), o novo documento - decreto nº 21.398 - autorizou os estabelecimentos de Caxias a abrir as portas até as 3h. As mudanças vêm ocorrendo de forma gradativa desde às 22h, passando para às 23h e 1h.
De acordo com o diretor de Fiscalização, Rodrigo Lazzarotto, a concentração de pessoas é uma das maiores até o momento. Em 23 de janeiro, 300 pessoas foram flagradas em festa na localidade de Vila Seca, interior de Caxias.
— Fizemos uma ação das 21h às 4h efetuando vistorias. Mas a noite foi menos agitada, talvez seja em função da ida de muitos ao litoral. No entanto, houve a interdição do bar sem alvará e concentração gigante de pessoas. As 170 pessoas estavam em um espaço de cerca de 70 metros quadrados — informa.
A mudança no decreto com ampliação do horário é analisada de forma positiva por fiscais. Segundo Lazarotto, os casos de aglomerações reduzem porque fica menos convidativo para o público ocupar locais afastados do perímetro urbano.
— Diminui as situações de festas clandestinas em loteamentos. No nosso entendimento, é muito mais fácil de presenciar qualquer atividade irregular nos estabelecimentos do que em chácaras, que era o que estava acontecendo e perturbando bastante a vizinhança. Na verdade, a maioria dos municípios do estado já estava com o horário até às 3h e apenas Caxias não — diz.
O decreto de sexta-feira orienta, ainda, que eventos seguem autorizados com duração de até quatro horas. Denúncias sobre festas e aglomerações podem ser efetuadas à noite e fins de semana por meio do WhatsApp: (54) 98418-7594. Em horário comercial, o contato é o número 156 no Alô Caxias.