Uma festa clandestina na madrugada deste sábado (23), que reunia mais de 300 pessoas, foi flagrada pela equipe de fiscalização da prefeitura de Caxias do Sul. A ação da equipe, que atua no combate às aglomerações, fator de alto risco para aumento do contágio por coronavírus, ocorreu por volta das 3h, na localidade de Vila Seca, interior do município. Segundo a prefeitura, a maioria dos participantes era formada por jovens, com idades entre 15 e 17 anos, e que, além de descumprirem os protocolos de prevenção à covid-19, também faziam o consumo de álcool e drogas ilícitas. Duas organizadoras, de 21 e 22 anos, além da proprietária do local, foram detidas conduzidas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Os demais participantes da festa foram liberados.
— Nos chamou a atenção que não eram apenas moradores de Caxias do Sul, mas também de municípios da região. Eles se deslocaram de van até Vila Seca, provenientes de municípios como Garibaldi, Coronel Pilar e Farroupilha — relata João Uez, titular da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Caxias.
A operação foi realizada por efetivo composto pela SMU, além da Guarda Municipal (GM), Romu, Fiscalização de Trânsito (SMTTM) e fiscais da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), com apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP).
— Moradores daquela área relataram que o evento já teve outras edições. Recebemos uma primeira denúncia no sábado passado (16), deslocamos até aquela região, mas não localizamos nada. Desta vez, percebemos que muitos carros retornavam conforme nos aproximávamos, então desconfiamos que havia algum tipo de informante que alertava antes da chegada da fiscalização — comenta Uez.
Segundo ele, inicialmente foram identificados cerca de 250 participantes da festa, mas em buscas feitas em meio à vegetação, foram localizadas mais de 50 pessoas. Quatro delas, inclusive, tentaram despistar os fiscais com o corpo submerso em um açude da propriedade. Além da identificação de todos os participantes, de acordo com Uez, também foram apreendidas quantidades de ecstasy , líquido similar a lança-perfume e spray com solvente usado como droga por inalação.
A fiscalização da prefeitura atua desde o início da pandemia no combate de aglomerações. Diversas festas clandestinas já foram flagradas. Denúncias podem ser feitas pelo (54) 98418-7594, ou pelo 156 no Alô Caxias.