A Vigilância Ambiental de Caxias do Sul identificou dois focos de mosquito Aedes aegypti no bairro Bela Vista nos últimos dias. O primeiro, no dia 6 de janeiro, foi detectado a partir de um mosquito capturado por um morador da localidade e levado para análise. Após isso, as equipes de combate às endemias intensificaram o trabalho no bairro e localizaram o segundo foco, em um bebedouro montado para beija-flor, na segunda-feira (11).
Os agentes seguem as inspeções na região em busca de outros possíveis criadouros do inseto, responsável por transmitir a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. Além da ação no Bela Vista, a Vigilância monitora 225 pontos estratégicos, onde há grande probabilidade de formação de focos do mosquito, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos.
No ano passado, foram localizados 27 focos de Aedes e, em 2019, outros 34. As denúncias de locais com suspeitas de focos do inseto devem ser feitas pelo Alô Caxias, no telefone 156.
COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
:: Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos.
:: Recolher o lixo do pátio.
:: Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca.
:: Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca.
:: Tampar caixas d’água.
:: Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos.
:: Limpar as calhas.
:: Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água.
:: Eliminar os pratinhos das plantas.