A primeira das 530 doses de vacina destinadas a Gramado, na Serra, foi aplicada na paciente mais idosa do Santa Ana Residencial Geriátrico, nesta quarta-feira (20), um dia após o recebimento de 14 mil unidades que abastecem as cidades da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, na primeira etapa de imunização. Pontualmente às 9h30min, Rosa Witmann Jung, de 94 anos, recebeu a vacina sob aplausos das equipes da casa e da secretaria da saúde do município. Rosa passou pela infecção do coronavírus, mas sem sintomas. Ela luta contra um câncer de pele há cerca de 20 anos e toma medicamentos para manter a pressão estável.
Presente no ato, a neta de Rosa, Susana Jung Fleck, 34 anos, assistiu a avó participar do dia histórico para a cidade. Depois de ser infectada pela covid-19 no ano passado e ver o surto de covid-19 que abreviou a vida de 11 pessoas da mesma casa asilar onde mora, Rosa consegue, ainda, 'ser luz' para a equipe de funcionários, como relata Susana:
— Foi uma alegria muito grande, porque ela já pegou o vírus e conseguiu passar sem sintomas. Ela poder receber a imunização é um alívio para nós e ela é merecedora desse reconhecimento. Sobre os momentos do ano passado, (surto) não contamos para ela. Ligávamos todos os dias e assim conseguíamos mantê-la entretida. Ela gosta muito de morar no Santa Ana e é muito bem tratada. Visitávamos ela todos os dias, mas tivemos que passar a telefonar após a impossibilidade das visitas.
Além do surto pelo qual passou o residencial, a família também optou por não falar sobre a infecção do vírus. Rosa soube apenas depois que estava recuperada.
— O tempo todo, mesmo sem saber o que estava acontecendo, ela fortaleceu a casa e os funcionários, que estavam todos sem chão. Eu conversava com a equipe e eles diziam que ela era luz naquele residencial, sempre fazendo questão de passar uma palavra de apoio porque ela sentiu. Pela fé que ela tem, ela sentia a necessidade de confortar as pessoas. Ela passou pela doença sem ter sintomas, isso tudo é reflexo da fé dela — conta.
Viúva, Rosa tem um filho vivo, sendo que outros dois já faleceram, além de cinco netos e quatro bisnetos. Ela é natural de São Leopoldo e mora em Gramado desde os 30 anos. É professora aposentada e está no residencial geriátrico desde 2016.
Confira o momento em que Rosa recebeu a primeira vacina de Gramado: