A temperatura alta e a sensação de abafamento se somaram para transformar essa segunda-feira (11) no dia mais quente deste início do ano no Rio Grande do Sul até agora. Apesar de o calor mais intenso ter sido registrado na Fronteira Oeste, Região Metropolitana, região central e Vale do Rio do Pardo, as cidades da Serra gaúcha também tiveram aumento da temperatura.
Conforme a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Caxias do Sul alcançou os 31,6ºC nesta segunda. Em Canela foi registrado 30,4ºC com sensação térmica de 30,8ºC. Lagoa Vermelha chegou a 30,2ºC com sensação de 30,8ºC. Já Cambará do Sul registrou 29,6ºC com sensação de 29,9ºC. Vacaria, por sua vez, ficou em 28,2ºC com sensação térmica de 28,6ºC.
De acordo com a Somar Meteorologia, o calor intenso deve diminuir nesta terça-feira (12) em todo o Estado. O motivo é a passagem de uma frente fria, que volta a trazer chuva. Algumas cidades da Serra podem registrar queda de mais de 10°C de um dia para o outro.
Já o dia mais frio da semana deve ser a quarta-feira (13), em que a temperatura na Serra deve oscilar entre os 16ºC e 20ºC. Na quinta-feira (14), a temperatura máxima prevista para a região serrana volta a chegar perto dos 27ºC.