Pela segunda semana seguida, a macrorregião da Serra permanece na bandeira laranja do modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. Além dos 49 municípios que têm Caxias do Sul como referência, outras três regiões também foram classificadas como de risco médio para o coronavírus. As outras 17 regiões do Estado permanecem na bandeira vermelha, conforme mapa divulgado na tarde desta sexta-feira (22).
Segundo o Comitê de Crise, a Serra apresentou piora na avaliação de três indicadores de propagação da covid-19, contabilizando dois em avaliação de risco máxima _ bandeira preta para novas hospitalizações e projeção de incidência de óbitos relativa à população. Com a estabilidade nos indicadores de capacidade de atendimento macrorregionais e estaduais, houve elevação da média ponderada final, mantendo a região dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor laranja. A média atribuída passou de 1,25 na semana passada para 1,49 nesta.
A região de Caxias do Sul, assim como Pelotas, Bagé e Cachoeira do Sul, classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão, podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais.