A partir deste sábado, a jornalista Juliana Bevilaqua apresentará os programas Gaúcha Hoje e Chamada Geral 1ª Edição da Gaúcha Serra. Pela primeira vez, a rádio terá duas mulheres no comando do principal programa local de jornalismo da manhã, já que Juliana dividirá os microfones do Gaúcha Hoje com a jornalista Babiana Mugnol.
Natural de Caxias do Sul, Juliana é formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Comunicação Digital pela UCS/PUCRS. Ingressou na RBS em 2009, como estagiária no jornal Pioneiro, onde permaneceu até 2012. Retornou à RBS em 2013, como produtora da Gaúcha Serra. Atualmente, é repórter da redação integrada da RBS na Serra, onde atuou intensamente na cobertura de política e economia.
Em quase 15 anos de profissão, recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais como o Prêmio Jornalismo de Investigação em HIV na América Latina e no Caribe para o Brasil, em 2017, e o Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul, em 2019.
Participou de formações no Exterior promovidas por organizações como International Center For Journalists (ICFJ), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Gabriel García Márquez, Instituto Lincoln e Instituto Prensa y Sociedad (Ipys). Em 2017, a convite da Vital Strategies e Bloomberg, acompanhou a Conferência Mundial de Doenças Respiratórias, em Guadalajara, no México.
— Ocupar os microfones da Gaúcha Serra, alcançando tantas pessoas que confiam no nosso trabalho, é uma grande responsabilidade. Estou muito empolgada e contente com o desafio — diz Juliana.