Quem é fã do calorão já pode se animar: este final de semana deve ser um dos mais quentes de todo o verão na Serra. Com previsão de tempo firme para todo o sábado (9) e pancadas isoladas apenas no fim da tarde de domingo (10), o finde vai oferecer todas as condições para quem quiser aproveitar o sol. E vai ser melhor ainda, claro, para os sortudos que puderem se refrescar na piscina.
Segundo Carine Gama, meteorologista da Somar, o aumento das temperaturas tem explicação. O verão, que já é uma estação de muito calor e de pouca chuva na região Sul, recebe influência do fenômeno La Niña, que tende a reduzir ainda mais a chuva.
— Os ventos do quadrante norte que chegam até aqui são muito quentes, por isso a temperatura sobe bastante. É um calor que vem do interior do Brasil, próximo ao Paraguai e Bolívia. Com pouca chuva, são menos nuvens e, assim, o calor fica ainda mais intenso.
Conforme Carine, a sensação será de tempo bastante abafado ao longo de todo o dia. No sábado, as temperaturas variam entre 14ºC e 30°C na Serra. Já no domingo, os termômetros oscilam entre 14ºC e 29°C, com previsão de chuva, incluindo rajadas moderadas de vento e trovoadas. Contudo, a meteorologista informa que a chuva não deve atingir todas as regiões dos municípios, já que chega em forma de pancadas isoladas.
— São chuvas bem características da estação, bem rápidas e chegando só no final da tarde e durante a noite — completa Carine.
Na segunda-feira (11), as máximas previstas são ainda maiores, chegando aos 30°C em Caxias, Bento e Farroupilha, e aos 31°C em Gramado. Nada como outras regiões do Estado, que devem esquentar ainda mais. No Centro-Oeste gaúcho, por exemplo, alguns municípios podem registrar 38°C, com sensação térmica se aproximando dos 40°C.
O cenário de calorão na Serra deve mudar a partir da terça-feira (12). Uma frente fria que vem da Argentina, passando pelo Uruguai, vai atingir o Litoral gaúcho, provocando o aumento das chuvas na tarde de terça e a diminuição das temperaturas na quarta (13). Como explica Carine, a frente fria passa longe da região, mas já consegue mudar o padrão de ventos. Na terça, as máximas caem para a casa dos 25°C. No dia seguinte, elas não devem ultrapassar os 22°C.
De acordo com a especialista, é difícil apontar se este fim de semana ficará entre os mais quentes de todo ano, uma vez que sempre existem as ondas de calor fora de época. Segundo Carine, o fenômeno costuma deixar as temperaturas ainda mais elevadas. Foi o que aconteceu em meio ao último inverno em Caxias do Sul. O que a meteorologista garante é que, por volta do dia 26 de janeiro, o tempo também pode esquentar bastante na região, passando de 31ºC. O cenário pode voltar a se repetir no início e fim de fevereiro e no começo de março.