As crianças matriculadas em escolas de Educação Infantil que têm gestão compartilhada entre a prefeitura e associações em Caxias do Sul voltam às aulas presenciais no dia 1º de março. Educadores que atuam nas instituições retomaram o trabalho nesta quinta-feira (21) para fazer a organização para o retorno dos alunos.
A retomada presencial será escalonada e em turno parcial. Devido à pandemia, existem limitações de espaço físico. As crianças têm que ficar a 1,5 metro de distância umas das outras, além de cumprir uma série de protocolos que garantam a saúde delas e dos funcionários. A secretária da Educação, Sandra Negrini, conta que os educadores vão revisar os planos de contingência, fazer o planejamento e a organização para o retorno nos próximos dias.
Para definir o calendário que cada aluno irá seguir, a secretária conta que serão seguidos critérios pedagógicos com prioridade para as crianças que mais precisam, como aquelas com deficiências, as que nunca tiveram contato com a escola ou as que não foram às instituições no ano passado. Os pais também podem decidir se querem ou não mandar as crianças para as escolas.
Ensino Fundamental continua à distância
O retorno presencial dos estudantes do Ensino Fundamental ainda está indefinido em Caxias do Sul. A volta às aulas, marcada para 19 de fevereiro para os estudantes, continuará no modelo à distância. Isso também se aplica aos matriculados na Educação Infantil que ocupam estruturas de escolas de Ensino Fundamental. Sandra Negrini explica que a ida dos alunos dessas instituições está no radar da secretaria e em fase de planejamento, mas ainda sem data definida. O ano letivo de 2020 foi concluído sem aulas presenciais para o Ensino Fundamental na rede municipal no ano passado.
Já os alunos da rede estadual, tanto do Fundamental quanto do Médio, devem retornar presencialmente, também de forma parcial, a partir de 15 de março, conforme a 4ª Coordenadoria Regional de Educação.