A organizadora de uma festa clandestina foi detida pela Brigada Militar (BM) após a fiscalização da prefeitura de Caxias constatar cerca de 200 pessoas no evento. O grupo estava em um bar no bairro Esplanada, na zona sul da cidade, inspecionado pelos fiscais por volta das 2h deste sábado (12).
Segundo o chefe da fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), Rodrigo Lazzarotto o local tem o tamanho de uma sala e mal comportava todas as pessoas. Em um vídeo de 1min37seg gravado pelos fiscais é possível contar ao menos 60 pessoas saindo praticamente em fila do estabelecimento. A mulher alegou que a festa era realizada para comemorar o aniversário de 15 anos do filho. Conforme Lazzarotto, as detenções são realizadas quando a equipe constata que o descumprimento das medidas foi proposital.
— Ela disse que não sabia que era crime, e até dá para acreditar, mas que não podia fazer festa, ela sabia. São casos bem graves e que temos que saber dosar — explica.
No momento da abordagem, houve hostilidade por parte de alguns participantes da festa, que ofenderam policiais e servidores municipais e tentaram entrar em confronto. Após o fim do evento, o estabelecimento foi interditado.
Outro local visitado pela força-tarefa foi um estabelecimento comercial na Avenida São Leopoldo, que já teve o alvará cassado em agosto por descumprimento das medidas sanitárias, chegou a ser multado em R$ 17 mil e ainda assim seguia funcionando. Na frente do local havia cerca de 30 pessoas bebendo. Segundo Lazzarotto, ainda antes da pandemia o proprietário já descumpria as normas de operação previstas na legislação.
— Em 21 anos de fiscalização, foi a situação (de descumprimento) mais grave que já vi. Os moradores chegaram a ir para a sacada aplaudir — observa.
Ao todo, a fiscalização verificou 10 locais denunciados entre as 21h desta sexta-feira (11) e as 6h15min deste sábado (12). Além do bar do bairro Esplanada, outros três estabelecimentos foram interditados e três receberam advertência. Os demais locais estavam fechados. A equipe também terminou com uma festa no prédio do quartel de bombeiros da zona norte, que atualmente está desativado.
Já a vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitou nove restaurantes, quatro após denúncia e cinco para prevenção e orientação. Três dos estabelecimentos foram advertidos devido à aglomeração e à falta de distanciamento entre as mesas, enquanto um recebeu notificação pelo uso incorreto de máscaras. Um quinto restaurante oferecia buffet de saladas e também recebeu advertência.
A força-tarefa contou ainda com fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que autuaram 15 pessoas, 14 pelo não uso de máscara e uma por ingestão de bebida em local público. A fiscalização de trânsito também realizou blitze nos bairro São Leopoldo, Esplanada e Pôr do Sol.