Para evitar as aglomerações causadas pela realização de provas presenciais, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul decidiu alterar as formas de ingresso dos estudantes para o ano que vem. Votada pelo Conselho Superior (Consup) do IFRS, a mudança vale para o primeiro semestre de 2021, em todos os 17 campi do instituto.
Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio. Para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem nos últimos cinco anos. Por fim, para os cursos superiores, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas nos últimos cinco anos. As provas presenciais não serão realizadas em nenhum dos cursos.
Há outra alteração acerca da reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas: o percentual reservado agora é de 80% em todos os cursos regulares de Ensino Médio e graduação.
Conforme a instituição, o cronograma do processo seletivo deverá ser discutido nos primeiros meses de 2021, levando em conta o andar da pandemia no Estado. Uma nova avaliação sobre as condições de retomada e o ingresso de novas turmas está prevista para fevereiro. Por enquanto, o calendário acadêmico segue suspenso. Aos estudantes já matriculados em cursos regulares do instituto, são oferecidas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).
Interessados em participar dos processos seletivos podem acompanhar atualizações nos canais do IFRS.