Internet, câmera e familiaridade com a plataforma de reuniões virtuais. Estes serão os itens necessários para que o Dia D funcione na prática na próxima terça-feira (15) nas escolas municipais de Caxias do Sul.
A data é tratada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) como o grande teste a ser realizado para o mundo educacional virtual que tende a virar rotina em 2021. Para isso, inclusive, a prefeitura revisa um edital que será lançado para compra de pacotes de internet a alunos e professores de toda a rede. Antes que o cenário online vire realidade para os mais de 40 mil matriculados em escolas do município, a Smed irá verificar como isso acontecerá na prática.
Por conta disso, cerca de 40 a 50 escolas irão integrar uma rede de aulas online na terça-feira. Como não é uma atividade obrigatória, a Smed convida as escolas que já possuem capacidade de internet e câmeras instaladas em computadores a participar da ação. O convite é estendido a professores que desejarem realizar a nova tarefa direto da própria casa.
Mesmo ainda sem número de adesão, a diretora pedagógica da Smed, Carla Sasset Zanette, afirma que muitos já confirmaram a participação online. Segundo ela, a conexão em rede funcionará durante todo o dia, mas os horários serão divididos por turma. Exemplo: um aluno que possui internet e câmera em casa, além de acesso à plataforma Meet, poderá ingressar no encontro no horário que a escola informou que a turma dele estará no ambiente virtual.
— É a conversação inicial, será como um grande simulado para nós! — define Carla.
A titular da pasta, Flávia Vergani, considera que o dia será uma preparação para a volta às aulas em 2021
— Fizemos várias capacitações. Sabemos que terão problemas, mas é justamente para isso. Essa é a ideia para que façamos as correções e que tenhamos uma sala de aula síncrona — cita.
A ação ocorre em meio a preparação para o lançamento de um edital que será aberto, ainda sem data divulgada, para iniciar um processo de licitação de compra de pacotes de internet a alunos e professores da rede municipal. Em novembro, a Smed anunciou que o edital seria lançado em dezembro e que o acesso à intranet (rede de conexão privada) poderia entrar em funcionamento em janeiro de 2021. O processo está avaliado em R$ 600 mil. Nesta semana, o documento passa por revisão, segundo a secretária. Ainda em novembro, foi apresentada uma pesquisa efetuada pela Smed que apontou que cerca de 6 mil estudantes têm dificuldade para acessar a internet em suas casas. Estudantes que não possuem conexão seguem sendo recebidos semanalmente nas escolas para retirada de material impresso.
Ano letivo até dia 30
O calendário do ano letivo 2020 se encerra no próximo dia 30 em Caxias. O município não retornou com encontros presenciais neste ano. Para 2021, a volta às aulas ocorrerá em 19 de fevereiro e haverá férias de 15 dias no mês de julho. A definição ocorreu após avaliação da comunidade escolar que votou em alternativas de datas. Caxias do Sul conta com 81 escolas de Ensino Fundamental do município e 45 na Educação Infantil em gestão compartilhada.