As aulas presenciais na unidade do Centro do Colégio Murialdo serão suspensas a partir de terça-feira (1º) em Caxias do Sul. A informação foi divulgada em um comunicado oficial emitido na manhã desta sexta-feira (27). Conforme a nota, o colégio optou pela suspensão por conta do "cenário atual onde o crescente número da taxa de contaminação é preocupante" e, por isso, apesar de cumprir as regras do Plano de Contingência, "a prioridade é a vida", diz o comunicado. As aulas remotas seguirão pela plataforma Google Education/Classroom. A unidade do Colégio Murialdo localizada em Ana Rech informa que ainda não há um posicionamento oficial sobre suspender encontros presenciais.
O diretor da instituição de ensino no Centro, padre Gilberto da Câmara, explica que a definição ocorreu por diversas razões. Uma delas é a confirmação de contágio de três professores do Ensino Fundamental nos últimos 15 dias. Além disso, o número de alunos que voltou às aulas presenciais é considerado baixo. Segundo ele, a adesão dos estudantes para os encontros presenciais é de uma média de cinco alunos por turma.
— Na próxima semana teremos conselho de classe e as atividades se encaminham para o fechamento do ano. Como três professores foram suspensos com confirmação de covid, as turmas também precisam fazer o isolamento. Por isso, o quadro fica reduzido para atender presencialmente. Por prudência, a gestão decidiu antecipar o encerramento presencial — explica.
Na próxima segunda-feira (29) não haverá aula porque a escola será sanitizada já que receberá eleitores no domingo (28).
O Colégio Murialdo retomou os encontros no mês de setembro com a Educação Infantil. A partir de outubro, a volta dos Ensinos Médio e Fundamental ocorreu de forma gradativa. O total de alunos é de cerca de 1,3 mil na unidade Centro.
Outras escolas - Colégios particulares de Caxias do Sul foram contatados pela reportagem na manhã desta sexta-feira e nenhum informou sobre suspensão. Os colégios São José, La Salle Carmo e La Salle Caxias afirmaram que o cumprimento de protocolos de segurança é rígido e que são cumpridos diariamente. A mesma informação vale para o Madre Imilda. Segundo as direções das instituições, o único reflexo que poderá acontecer, com o aumento do número de casos, é a diminuição de alunos que participam dos encontros presenciais.
Na rede estadual, a informação da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) é de que as aulas presenciais seguirão normalmente. Na terça-feira (24), o governo do estado anunciou que encontros presenciais serão permitidos mesmo com classificação de bandeira vermelha, desde que observados os protocolos sanitários.