O clima colaborou para que milhares de pessoas resolvessem sair às ruas nesta quinta-feira (24), em Caxias do Sul. O motivo predominante são as compras de última hora para o Natal. No final da manhã, muitas pessoas circulavam pelas principais ruas da área central, em um movimento parecido com o da véspera do Natal de 2019 — porém, agora, em contexto de pandemia. Mesmo com o uso de máscaras de proteção, a quantidade de pedestres acabava formando aglomerações em diversos pontos das calçadas, fator de risco para transmissão do coronavírus.
Itens que faltavam para a ceia de Natal e os presentes para as filhas motivaram a moradora do bairro Cânyon, Elaine Duarte dos Santos de Miranda, a realizar compras no Centro nesta manhã.
— Fomos no supermercado e os cuidados estavam sendo tomados, agora vou para uma loja e ainda não sei como estará. De qualquer forma, já saí sem bolsa, só com o cartão para comprar, ser mais objetiva e já voltar pra casa — afirmou a consumidora.
Nesta quinta-feira, o comércio de rua deverá permanecer aberto até as 17h e as lojas de shopping e centros de compra deverão funcionar até as 18h.
Movimento é intenso, mas clientes compram menos
Conforme a presidente do Sindilojas Caxias do Sul, Idalice Manchini, o movimento desta quinta-feira está menor do que o registrado ao longo da semana, especialmente na segunda, terça e quarta-feira, quando ocorreram os picos de vendas.
— A movimentação foi boa neste ano, mas as pessoas estão comprando menos. Ainda assim, no contexto de restrições no qual nos encontramos, em função da pandemia, os resultados estão satisfatórios — disse a presidente, que também é comerciante.
Conforme dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, quase 54% dos caxienses devem ir às compras até esta quinta-feira na cidade. Roupas e acessórios (43,18%) serão os presentes preferidos, seguidos pelos brinquedos (26,70%) e calçados (9,66%) para compor o tíquete médio de R$ 475,22 previsto para a média de quatro presentes que os consumidores afirmaram adquirir especialmente para a data.
Os dados são da Pesquisa de Intenção de Compras da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Caxias do Sul, promovida há três edições pelo Núcleo de Informações da entidade. Neste ano, a projeção é de que haja retração de aproximadamente 13,50% nas compras para o Natal, assim como uma leve redução no tíquete médio de R$ 10,50 em comparação a 2019.