Os prefeitos eleitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), e de Gramado, Nestor Tissot (Progressistas), estiveram reunidos de maneira virtual, na manhã desta quinta-feira (3), para falar sobre o aeroporto regional da Serra. O senador Luis Carlos Heinze (PP) também participou da conversa, que teve ainda participação de técnicos das duas prefeituras e de lideranças das Câmaras de Comércio e Indústria dos municípios da região.
Segundo Didomenico, o encontro tratou especificamente do traçado da estrada que ligará as duas cidades:
– Na próxima semana, a equipe de Caxias vai fazer um levantamento utilizando drone para estabelecer o traçado ideal para se fazer o projeto da rodovia que ligará os dois municípios.
A ideia é que a rota não tenha tantas curvas acentuadas e forte aclive, como a que se cogitou inicialmente. Isso permitirá o transporte de cargas e fluxo de veículos de turismo para passageiros.
– O traçado original é em uma região muito bonita, mas é para carros, quase impossível colocar ônibus de turismo. E o novo traçado pode suportar, inclusive, transporte de cargas. Por isso, esse, seguindo estradas municipais que existem, com devido alargamento, vai até perto do rio onde seria construída uma ponte de 900 metros de comprimento e 200 metros de altura, para viabilizar essa topografia favorável e encurtaria bastante o tempo de viagem entre os municípios – explicou o prefeito eleito de Caxias do Sul.
Existem quatro sugestões de trajetos, um deles, inclusive, não passa pelo Rio, não sendo necessária assim a construção de uma ponte no vão sobre o curso d'água.
Na semana que vem, também deve ser definida, conforme o prefeito eleito de Caxias, uma equipe composta por técnicos das duas cidades para dar andamento ao assunto. Devem entrar ainda nas discussões uma rota que contorne a área urbana do distrito de Fazenda Souza, para minimizar o impacto que o movimento gerado pelo terminal causará no trânsito da comunidade.