A RS-020 em São José dos Ausentes, na Serra, finalmente recebeu o patrolamento que era aguardado há meses pela comunidade. O trabalho é realizado pelo município por meio de um Termo de Cooperação Técnica com Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), já que a estrada é estadual. As obras começaram há cerca de 10 dias e já ocorreram em um trecho de 15 quilômetros.
Há pelo menos nove meses motoristas que dependem da rodovia conviviam com buracos, desníveis e pedras pontiagudas que poderiam furar pneus. O motivo era a ausência de manutenção na via de chão batido.
Segundo a servidora pública Rose de Almeida, 56 anos, ouvida em novembro pela reportagem, o último patrolamento na estrada havia sido realizado em agosto de 2019. As condições de trafegabilidade permaneceram razoáveis até março, mas depois as chuvas associadas ao fluxo fizeram surgir os buracos.
Para as máquinas começarem a trabalhar, contudo, foram necessários cerca de 40 dias de negociações entre Daer e município até a assinatura do convênio. Segundo o prefeito Ernesto Boeira, o Daer chegou a solicitar que o município se responsabilizasse pela rodovia a longo prazo. O chefe do Executivo, contudo, diz que a prefeitura não tem como assumir esse custo no momento.
— No futuro talvez até possa, mas hoje não tem como. Acho que entenderam — afirma.
Com o entendimento, a parceria foi assinada há cerca de 20 dias. Além do trecho por onde as máquinas já passaram, outros 10 quilômetros devem passar por melhorias no início de janeiro.
À espera do asfalto
A RS-020 é uma das estradas mais importantes dos Campos de Cima da Serra por ligar Cambará dos Sul a São José dos Ausentes. Dessa forma, é por meio dela que se chega a importantes pontos turísticos da região. Por conta disso, a comunidade pede há anos a pavimentação completa da estrada, inclusive nos trechos que passaram por patrolamento.
Em maio, o Daer retomou o asfaltamento de três quilômetros na saída de Cambará em direção a Ausentes. A obra está em fase de conclusão, aguardando apenas a sinalização do trecho. Com isso, 15 quilômetros da RS-020 estão pavimentados, mas ainda faltarão outros 35 quilômetros.
O Daer diz que para 2021 estão previstas obras em 26,5 quilômetros. Os trâmites, contudo, ainda estão na fase de estudos e obtenção de licenças e a expectativa é iniciar as obras no segundo semestre. O órgão não informou o custo e nem se as obras vão ocorrer de uma só vez em todo o trecho.