A Semana Nacional do Doador de Sangue — que teve início na segunda-feira (23) e segue até o sábado (29) — é mote para ações realizadas pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) e pelo Banco de Sangue de Caxias do Sul.
As programações, alusivas ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que é celebrado na quarta-feira (25), têm como objetivo o incentivo ao ato solidário, uma vez que ambos serviços enfrentam defasagem de estoque. A maior falta neste momento é dos tipos O+, O- e A+. Durante a pandemia, os atendimentos aos doadores ocorrem sob agendamento prévio, cumprindo os protocolos em prevenção à covid-19.
No Hemocentro, por meio de um QR Code impresso no curativo, o voluntário aponta a câmera do seu celular e assiste a um vídeo de agradecimento dos familiares e pacientes pela doação de sangue, possibilitando assim criar um laço emocional entre quem é doador e quem precisa.
Por meio de parcerias, o Hemocs está distribuíndo máscaras de proteção e camisetas da campanha aos doadores, além de oferecer wi-fi grátis para os usuários do serviço. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (54) 3290-4543, (54) 3290-4580, ou pelo WhatsApp (54) 98418-8487.
No Banco de Sangue a chamada "Semana do Doador" conta com horário de atendimento estendido, das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia, e transporte gratuito para grupos e empresas na "Kombosa do Bem". Tudo deve ser previamente agendado pelo telefone (54) 3027-8600 ou (54) 99113-4710.
Além disso, nesta quarta-feira, uma live com o chef Gabriel Lorenço será transmitida diretamente do Banco de Sangue. O idealizador da Escola de Gastronomia Sal a Gosto vai apresentar duas de suas especialidades: foccacia e trufa de café. A live começa às 11h, pelo Facebook.