Gosta de crianças? Sonha em ser Papai Noel? Com este anúncio, a prefeitura de Flores da Cunha procura um bom velhinho para alegrar os pequenos neste Natal. Ele ficará na Casa do Papai Noel, na praça das Bandeiras, para interagir com meninos e meninas que queiram visitá-lo antes do fim do ano.
— Nós perdemos o nosso Papai Noel. Ele, que foi por anos nosso bom velhinho, infelizmente, faleceu em 2020. Em conversas na prefeitura pensamos em quem seria o nosso bom velhinho e surgiu a ideia de lançar a campanha Procura-se um Noel — explica a secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha, Fátima Ortiz.
Será um Natal diferente, com todos os cuidados em meio à pandemia de coronavírus. Mesmo assim, a ideia é de que as crianças possam vivenciar a magia do Natal.
— Ele estará na Casinha do Papai Noel, com toda a decoração, e claro com todos os cuidados de saúde. Vamos iluminar e enfeitar a nossa cidade. Mesmo em meio à pandemia, queremos proporcionar momentos de alegria para as crianças e para que elas e nós adultos possamos manter a fé e esperança por dias melhores — afirma ela.
Se você é homem, tem entre 40 e 55 anos e não integra o grupo de risco, pode se candidatar a vaga de Noel até o dia 25 de novembro. A preferência é por características do bom velhinho, que geralmente é retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca:
— Estamos à procura do nosso Noel. Tenho certeza que vamos encontrar nosso bom velhinho.
Interessados em ser o Noel de Flores da Cunha devem ir até a prefeitura. Informações (54) 3279-3600 ramal 217.
Adeus a dois Papais Noéis
Flores da Cunha e Caxias do Sul deram adeus neste ano a dois Papais Noéis. Em Flores, o bom velhinho era interpretado por Gilmar Pinto, 61 anos. Ele era natural de São Borja e morreu neste ano. Já Caxias perdeu Deoclides José Bazanella, 70. Ele faleceu em 3 de outubro e ficou conhecido pela dedicação e carinho às crianças da Zona Norte. Metalúrgico aposentado, ele sentava em uma cadeira de madeira às margens da RSC-453, embaixo de uma árvore, no sentido Caxias do Sul- Farroupilha, das 14h às 18h, aos sábados e domingos. O Noel foi personagem de uma reportagem do Pioneiro em 13 de dezembro de 2013. Com doces custeados pelo salário, o que mais gostava era de presentear crianças. Na ocasião, contou emocionado que teve uma infância pobre na cidade de Roca Sales:
— Meu sonho era abraçar o Papai Noel, mas não havia na minha cidade. Fui conhecer um quando me mudei para Caxias. A figura do Noel transmite carinho e esperança, por isso quero que todos tenham a oportunidade de vê-lo — contou ele.
Ele evitava ir para o Centro por causa de uma dificuldade na fala:
— Já fui muito ridicularizado por lojistas, por isso não trabalho como Papai Noel. Só quero ajudar as criancinhas pobres.
Noel fará falta a tantas crianças que passavam pela estrada e paravam para tirar fotos com ele e fazer os pedidos de Natal ao bom velhinho.