As reformas e limpezas de jazigos nos Cemitérios Públicos de Caxias do Sul podem ser realizadas até a próxima terça-feira (20). Conforme o diretor dos Cemitérios Público e Rosário II, Carlos Dorvalino Rabello, esse prazo foi estipulado a fim de evitar aglomerações, tendo em vista que muitas pessoas acabam deixando as manutenções para os últimos dias.
O prazo para as intervenções nos jazigos encerra 12 dias antes do Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, lembrando que não é necessário agendar horário para realizar as reformas. O Cemitério Público funciona todos os dias das 8h às 18h. Depois da data limite, as limpezas leves e organização de objetos, como flores e fotografias, poderão ser feitas no local.
Neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, no Dia de Finados, o local vai contar com o auxílio da Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e Secretaria do Meio Ambiente, para controlar o fluxo de pessoas e demais fatores.
— Todos estão engajados para prestar o melhor serviço. Mas vai depender muito da situação, é uma incógnita, ainda não sabemos como vai ser, pois tudo depende do decreto e da classificação da bandeira.
O diretor pede a compreensão e colaboração das pessoas, que ao visitarem o cemitério tomem os devidos cuidados com o distanciamento, uso de máscara e álcool gel. Quanto às missas, nada está definido. Conforme o diretor dos cemitérios, a Diocese de Caxias do Sul está realizando reuniões, mas as informações sobre realização ou não das celebrações ainda não foram divulgadas.